O sítio www.ihg.com/careers ameaça tornar-se a breve prazo ponto de paragem obrigatória para os que procuram uma oportunidade de trabalho a oriente na indústria hoteleira. É que nos próximos quatro anos, o Intercontinental Hotels Group (IHG) quer recrutar cerca de 87 mil colaboradores para os seus hotéis na China.
No ano passado, e apesar da crise, o IHG criou a nível mundial 25 mil postos de trabalho. Um número que quer aumentar. Nas perspectivas do grupo está o recrutamento de 160 mil colaboradores num prazo de três a quatro anos, em áreas tão diversas como o marketing, a gestão ou as funções ligadas à restauração. Actualmente, o grupo hoteleiro possuiu 125 hotéis na China, assumindo-se como o maior operador internacional presente na região. Os colaboradores que recruta, oriundos de diversas nacionalidades, são sujeitos a um rigoroso processo de selecção e formação. Na verdade, para dar resposta às necessidades formativas da sua força laboral o IHG criou na região 25 academias de formação que formam, anualmente, cerca de cinco mil colaboradores.
Segundo Kirk Kinsell, presidente deste grupo hoteleiro para a região da Europa, Médio Oriente e África, “o Intercontinental Hotels Group foi considerado um dos maiores empregadores na China, em 2007 e 2008, pela Corporate Research Foundation”. O líder assume que a meta da empresa é “continuar a captar colaboradores que ajudem a construir um futuro de sucesso naquele país”.
Em 2010, o IHG prevê abrir 41 novos hotéis, com cerca de 13 mil quartos naquele país. Unidades que necessitarão de colaboradores qualificados em várias áreas. E porque a expansão do grupo internacional tem vindo a ser constante e contínua, o IHG tem no seu sítio online um espaço permanentemente aberto à recepção de candidaturas para todos aqueles que aspirem a uma carreira internacional neste sector de actividade.