Já ajudou a lançar empresas como a Critical Software, a Crioestaminal, a Active Space Tecnologies e, mais recentemente, a Targetalent. Prepara-se agora para a alavançar novos projetos. A 17ª edição do Prémio Jovem Empreendedor, a competição de empreendedorismo promovida anualmente pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, já está em marcha. As candidaturas decorrem até dia 31 de agosto e em jogo estão 30 mil euros para investir no negócio.
“Esta é uma competição que não se distingue apenas pela notoriedade que confere às startups vencedoras, mas também pelo suporte que proporciona e que é também indutor do sucesso empresarial”, explica João Rafael Koehler, presidente da ANJE. Seguindo essa orientação, a 17ª edição da competição prevê uma distribuição do prémio final em vários tipos de apoios: um prize money de 20 mil euros e 10 mil euros em apoios diversos, onde se integram um ano de incubação numa das infraestruturas da Rede de Incubação da ANJE, suporte promocional, oferta de uma pós-graduação promovida pela área de formação da associação e acesso a programas e instrumentos de incentivo financeiro e acompanhamento da atividade empresarial.
Podem candidatar-se ao prémio mentores de projetos em fase de criação ou expansão e o vencedor será escolhido com base em critérios como a inovação da ideia, a viabilidade economico-financeira e a exequibilidade operacional. O objetivo, garante, “é distinguir e valorizar projetos seed capital ou empresas em estádio iniciais de desenvolvimento, apresentados a título individual ou em grupo, criadas por cidadãos entre os 18 e os 35 anos”, garante o presidente.