Notícias

"Os melhores líderes estão dispostos a assumir erros"

O professor e diretor–adjunto dos mestrados de Gestão da Católica-Lisbon, David Patient acaba de integrar o Conselho de Governadores da Academy of Management. Esta é a primeira vez que uma escola nacional e um docente nacionais integram a academia que reúne as melhores instituições de ensino e professores do mundo. Este tem um percurso rico e construído a pulso e com a determinação própria de quem trabalhou desde cedo para pagar os estudos.

27.05.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



David Patient, reconhece que deveria ser melhor ouvinte, fazer mais perguntas e escutar mais. Por outras palavras, nem sempre pratica o que ensina nas aulas de Comportamento Organizacional e Gestão que leciona na Universidade Católica de Lisboa, mas isso não impediu que a reputada Academy of Management – da qual fazem apenas parte os melhores académicos das melhores escolas de negócio de todo o mundo – o elegesse para o seu Conselho de Governadores, transformando-o no primeiro docente de uma escolar portuguesa a integrar a instituição.

Com um percurso académico e profissional global, David Patient trabalhou na Dinamarca, em França, no Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal. Aos 19 anos, para ajudar nas despesas da universidade, já trabalha em navios comerciais de mergulho na Índia e no Egipto. Lecionou ingles em França e foi freelancer em serviços de escrita e tradução. Graças à sua determinação, conseguiu formar-se em universidades reputadas no panorama académico mundial – a Bristish Columbia e a University College London. Ao longo do seu percurso enfrentou duras batalhas e dificuldades, mas nenhuma foi maior do que a encontrou em Portugal: “convencer os colegas internacionais de que Portugal pode ser um centro de excelência para a investigação em Gestão e Comportamento Organizacional”. Garante que quanto a isto, “hoje já há poucas dúvidas”, mas é uma causa pela qual se continuará a bater na Academy of Management.

Professor por vocação, David Patient acredita que o seu futuro “passa pelo ensino na Católica-Lisbon e pela investigação de topo em gestão, a nível internacional, a partilhar novas descobertas de investigação com líderes empresariais”, mas não negligencia uma outra face, igualmente importante da sua missão, “encontrar novas formas de inspirar, motivar e preparar a nova geração de líderes empresariais”. O professor garante que trabalha todos os dias para preparer os seus alunos “para desempenharem a difícil, mas extremamente importante função de gestores e líderes e fazerem a diferença onde trabalham” e junto das pessoas que lideram.

Essa continuará a ser a sua principal missão, muito embora esteja também focado em promover a internacionalização continua da Academy of Management “a associação empresarial com maior relevância para investigadores e profissionais na área da gestão”, de forma a reforçar a ligação entre a investigação em gestão e a comunidade empresarial internacional.

FORMAÇÃO:
É licenciado em Direito pela University College London e doutorado em Comportamento Organizacional pela Universidade de British Columbia.

PRIMEIRO EMPREGO:
Aos 19 anos , trabalhou em navios de mergulho comercial na Índia e no Egipto para ajudar a pagar as despesas da universidade.

AMIBIÇÃO DE CARREIRA:
“Através da investigação e ensino, preparar os estudantes, gestores e organizações para gerirem e motivarem os seus colaboradores de forma eficaz”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Encontrar talento onde há escassez

Encontrar talento onde há escassez


Recrutar na área das Tecnologias de Informação desafia todas as técnicas clássicas de recrutamento. É Ana Costa Branco, HR & Acquisition Manager da Smart ...

Salários portugueses estão €1005 abaixo da média europeia

Salários portugueses estão €1005 abaixo da média europeia


O salário médio bruto nos 28 países da União Europeia é de 1995 euros mensais. Um profissional português levam em média para casa ao final de cada m&eci...

Horas extra são desnecessárias

Horas extra são desnecessárias


Apenas 6% dos casos de trabalho extraordinário ocorridos em empresas nacionais, são justificados com a necessidade de dar resposta ao excesso de encomendas de última hora. A maior...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS