David Patient, reconhece que deveria ser melhor ouvinte, fazer mais perguntas e escutar mais. Por outras palavras, nem sempre pratica o que ensina nas aulas de Comportamento Organizacional e Gestão que leciona na Universidade Católica de Lisboa, mas isso não impediu que a reputada Academy of Management – da qual fazem apenas parte os melhores académicos das melhores escolas de negócio de todo o mundo – o elegesse para o seu Conselho de Governadores, transformando-o no primeiro docente de uma escolar portuguesa a integrar a instituição.
Com um percurso académico e profissional global, David Patient trabalhou na Dinamarca, em França, no Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal. Aos 19 anos, para ajudar nas despesas da universidade, já trabalha em navios comerciais de mergulho na Índia e no Egipto. Lecionou ingles em França e foi freelancer em serviços de escrita e tradução. Graças à sua determinação, conseguiu formar-se em universidades reputadas no panorama académico mundial – a Bristish Columbia e a University College London. Ao longo do seu percurso enfrentou duras batalhas e dificuldades, mas nenhuma foi maior do que a encontrou em Portugal: “convencer os colegas internacionais de que Portugal pode ser um centro de excelência para a investigação em Gestão e Comportamento Organizacional”. Garante que quanto a isto, “hoje já há poucas dúvidas”, mas é uma causa pela qual se continuará a bater na Academy of Management.
Professor por vocação, David Patient acredita que o seu futuro “passa pelo ensino na Católica-Lisbon e pela investigação de topo em gestão, a nível internacional, a partilhar novas descobertas de investigação com líderes empresariais”, mas não negligencia uma outra face, igualmente importante da sua missão, “encontrar novas formas de inspirar, motivar e preparar a nova geração de líderes empresariais”. O professor garante que trabalha todos os dias para preparer os seus alunos “para desempenharem a difícil, mas extremamente importante função de gestores e líderes e fazerem a diferença onde trabalham” e junto das pessoas que lideram.
Essa continuará a ser a sua principal missão, muito embora esteja também focado em promover a internacionalização continua da Academy of Management “a associação empresarial com maior relevância para investigadores e profissionais na área da gestão”, de forma a reforçar a ligação entre a investigação em gestão e a comunidade empresarial internacional.
FORMAÇÃO:
É licenciado em Direito pela University College London e doutorado em Comportamento Organizacional pela Universidade de British Columbia.
PRIMEIRO EMPREGO:
Aos 19 anos , trabalhou em navios de mergulho comercial na Índia e no Egipto para ajudar a pagar as despesas da universidade.
AMIBIÇÃO DE CARREIRA:
“Através da investigação e ensino, preparar os estudantes, gestores e organizações para gerirem e motivarem os seus colaboradores de forma eficaz”.