“O mercado de trabalho mudou drasticamente e agora é importante ter um bom network e tirar o maior partido das redes sociais”, quase tanto como ter boas competências técnicas e comportamentais. É a diretora de Recursos Humanos da MetLife, Itziar Vizcaíno, quem traça desta forma simplificada os desafios que hoje se colocam a quem procura emprego no contexto atual. “Estar preparado, construir uma marca pessoal e desenvolver as suas capacidades, skills e conhecimento”, são hoje fundamentais para conseguir emprego e progredir na carreira. Mas não se pense que os desafios ficam todos do lado dos candidatos. Num mercado onde a competição pelo talento disponível é cada vez maior entre as empresas, sobretudo em áreas onde há escassez de profissionais qualificados, cabe às organizações a definição de estratégias coesas de retenção. É aqui que Itzair Vizcaíno se sente como um peixe na água.
Sob a sua liderança, a MetLife foi considerada uma das melhores empresas para trabalhar em Espanha. Com uma operação de gestão de talento à escala ibérica, muitas das políticas definidas são praticadas também em Portugal.?Há políticas para todos os gostos e aptidões na empresa. Em Portugal, a seguradora criou a Women NetWork (WomNet), uma plataforma criada para fomentar o desenvolvimento empresarial das mulheres através da captação e retenção de talento feminino na empresa. Trata-se de uma ferramenta “focada em promover a liderança positiva, apoiar a conciliação da vida pessoal e familiar e a promoção da igualdade dentro e fora do ambiente de trabalho”.
É uma de muitas ferramentas em que a empresa aposta para reter talento. Segundo a diretora, a MetLife recruta habitualmente nas áreas comerciais e tem processos de recrutamento ativos ao longo de quase todo o ano. “Temos previsto o recrutamento para algumas funções na área das vendas que irão ajudar-nos a atingir os objetivos ambiciosos que temos para o próximo ano”, explica. Além das áreas comerciais e de vendas, a empresa reforçou no último ano as áreas de Marketing, recursos Humanos e Operações.
“A empresa tem apostado em criar oportunidades a jovens recém-licenciados, com vista a aumentar a sua empregabilidade, proporcionando-lhes experiências de formação prática em contexto real de trabalho e promovendo a sua inserção profissional”, realça Itzair Vizcaíno que enfatiza que parte da estratégia de retenção da marca passa também pelo culto da comunicação. É que a gestora tem como princípio de gestão “ouvir a opinião dos outros, especialmente daqueles que normalmente não estão de acordo”. É dessa forma que se afinam estratégias e que se inova nas empresas. O seu foco atual passa por “adaptar às práticas de RH as novas tendências e tecnologias, gerindo a diversidade geracional e integrando as diferenças de uma maneira eficaz”, confessa.
Itziar Vizcaíno
Diretora de Recursos Humanos da MetLife
40 anos
Formação:
É licenciada em Direito e possui um Executive Master em Gestão de Recursos Humanos que complementou com diversas certificações em Ferramentas de Desenvolvimento de equipas, como Hogan Assessment e Via Edge (Lominger) e Coach Co-Ativo, pelo CTI.
Primeiro emprego:
Iniciou a carreira aos 23 anos, numa sociedade de advogados especializada em Direito Comercial.
Percurso:
Em 1999 iniciou o percurso profissional na Landwell, na parte jurídica da PwC. Em 2001, após essa experiência a France Telecom como advogada. Três anos mais tarde inicia um percurso na AVON empresa onde em 2008, após um início como advogada com responsabilidades locais e regionais, inicia uma carreira na área dos recursos humanos. Foi primeiro diretora de RH em Espanha e mais tarde no Norte de África e Médio Oriente. Foi também responsável pela área de Talento na Europa continental. Em 2014 assumiu o desafio de liderar os Recursos Humanos das operações da MetLife em Portugal e Espanha.
Maior desafio de carreira:
Conduzir um processo de reestruturação de uma empresa no Norte de África, adaptando processos, culturas e políticas ao contexto multinacional.
Hóbis:
Gosta de ilustração infantil e desenha para contos de crianças.