Gerir a mudança e a incerteza são, nos dias que correm, os principais desafios de qualquer diretor de recursos humanos. Susete Pires, a diretora de RH do Grupo CH Consulting, não é exceção. Aos 32 anos, lidera uma equipa de cerca de 80 profissionais que integram as cinco empresas do Grupo CH. Uma equipa maioritariamente jovem e qualificada que continua a crescer (sobretudo nas áreas da consultoria), mas onde entrar implica, mais do que ter qualificação, ter a atitude certa.
“O recrutamento no Grupo CH é um processo único, descontraído, desconcertante e diferente daquele que vem nos manuais. Temos roteiros mais ou menos variáveis, em função do cargo para o qual se contrata, e com uma ou mais entrevistas, mas em todas as fases procuramos colocar as pessoas à vontade e fugir dos estereótipos, tentando desmontar de forma frontal e desinibida o perfil do candidato”, explica Susete Pires. Segundo a diretora de RH, “explicamos exaustivamente aos candidatos os contornos dos projetos e o que se espera deles e antes de nos dizerem que sim, damos a conhecer os termos de contratação onde está claro o projeto, os pressupostos, requisitos básicos de contratação, perfil, condições salariais, requisitos genéricos, funções a desempenhar, termos de avaliação. Quem começa a trabalhar já sabe exatamente ao que vem”.
Um processo transparente e rigoroso que sustenta o sucesso desta equipa, a par com aquilo que são para Susete Pires, competências vitais num candidato: “boa disposição, rigor e exigência rumo à excelência e flexibilidade”. A diretora de recursos humanos do Grupo CH deixa claro que nas cinco empresas que ajuda a gerir “mais do que competências, recrutamos atitudes”. Aqui as oportunidades surgem, maioritariamente, nas áreas da formação e consultoria e a empresa quer colaboradores que “vejam no Grupo CH o seu próprio projeto de vida profissional, e que se revejam na construção do nosso ADN empresarial”.
Para 2012, a previsão de recrutamento assenta essencialmente nas áreas de consultoria, uma vez que a empresa foi recentemente ao mercado recrutar uma gestora de formação. Susete Pires coloca neste momento o seu enfoque na consolidação de dois projetos âncora na empresa, a Gestão da Mudança Positiva e o conteiro das Organizações Transparentes que são dois dos cartões de visita do Grupo no momento.
Distinguida em 2011, com o Prémio RH Revelação da RH Magazine, a diretora de recursos humanos reconhece o desafio acrescido que se coloca a quem gere talento e a quem procura emprego em cenários adversos. Mas aconselha: “agora mais do que nunca, os jovens têm de tentar ser ‘aquele' e não mais um. A concorrência está cada vez mais apertada e a oferta de recursos humanos disponível no mercado é enorme. É preciso que os candidatos se destaquem pela diferença, qualidade e entusiasmo que empregam em tudo o que fazem”. Até porque, como sublinha, “o profissionalismo, responsabilidade e dedicação já são características consideradas intrínsecas e que todos têm”.
Susete Pires
32 anos
Diretora de Recursos Humanos do Grupo CH
Formação:
É licenciada em Recursos Humanos pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, frequentou o Programa Avançado de Formação de Executivos (PAFE).
Percurso:
Iniciou o seu percurso profissional numa associação empresarial, na área da gestão da formação. Após a experiência integrou em 2005 a CH Business Consulting, na mesma área. Entrou como técnica de formação passando depois a acumular a função com o cargo de coordenadora de projetos e consultoria, dando ainda poio na área dos recursos humanos. Em 2007, com o crescimento da estrutura humana da empresa foi convidada a assumir a direção de recursos humanos do grupo, mantendo também as suas funções de consultora, formadora e gestora de projeto.
Desafio atual:
“Gerir a mudança e a incerteza, primeiro em mim própria, de forma a transmitir essa confiança e entusiasmo a todas as pessoas na CH, em particular, e aos stakeholders, no geral”, explica.
Princípio de gestão quotidiana:
É adepta do principio dos três Hs: Humor, Humanismo e Humildade. O primeiro é um ingrediente indispensável a todas as tarefas dentro da empresa. O segundo, mostra que as pessoas são o centro de tudo e que razão e coração devem caminhar lado a lado. O último, porque é a maior de todas as virtudes e ajuda relembrar que estamos sempre sujeitos ao erro e ao fracasso.
Família:
Casada e mãe de um filho.
Hóbis:
Abandonou alguns hóbis após o nascimento do filho que passou a ser a sua grande prioridade, mas não abdica de estar com os amigos, ler, ir ao cinema e