Notícias

"Lena Business" promove iniciativa empresarial

05.12.2003


  PARTILHAR




Cátia Mateus

O GRUPO Lena associou-se a sete instituições de ensino superior na promoção do espírito empreendedor e iniciativa empresarial. O projecto Lena Business, tem como meta promover a criação de empresas entre os jovens e fomentar a ligação do mundo empresarial ao ensino superior.

A parte mais visível do programa é o concurso de ideias de negócio que além de apoiar financeiramente os autores do projecto vencedor na concretização da sua empresa, estimula os jovens a assumir uma postura empreendedora perante o mundo do trabalho.

Ao todo foram 20 as propostas empresariais que responderam ao desafio conjunto do Grupo Lena, da Universidade de Aveiro, do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), do ISLA - Pólo de Leiria e dos Politécnicos de Santarém, Leiria, Tomar e Coimbra. Com projectos direccionados para as áreas do Ambiente, Turismo, Saúde e Mobiliário Urbano, apenas oito dos planos de negócio foram seleccionados para a fase final do concurso.

Nesta iniciativa, apadrinhada pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, destacaram-se as ideias de negócio elaboradas por estudantes de Marketing, Gestão de Empresas e Engenharia Agrónoma.

Até ao final do ano o júri - composto pelo vice-presidente do Grupo Lena, António Barroca Rodrigues, pelo consultor e docente universitário Jaime Guerra e pelo administrador, Joaquim Paulo Conceição - irá analisar os projectos finalistas e seleccionar um vencedor que em 2004 deverá constituir a sua empresa.

Ainda assim, parece unânime a ideia de que "nos projectos concorrentes é notória a diversidade de conhecimento científico". Em comunicado o júri do concurso salientou a qualidade dos projectos enfatizando "a confiança que imperou na ideia de negócio apresentada" e o trabalho de contextualização jurídica, económica e social patente na fundamentação das empresas.

O Grupo Lena tem sede em Leiria e emprega cerca de cinco mil pessoas em empresas de Obras Públicas, Construção Civil, Automóveis, Serviços, Comunicação e Gás Natural.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS