Notícias

“A vontade de trabalhar e aprender é imprescindível”

“A vontade de trabalhar e aprender é imprescindível”

A Sendys Portugal tem em marcha um plano de recrutamento para duas funções. Sandra Veloso, responsável pela gestão de Recursos Humanos da empresa, explica o que valoriza no momento das contratações.
15.09.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Ao longo da sua carreira apostou na transversalidade. Iniciou-se no mercado de trabalho aos 17 anos como administrativa e já depois da licenciatura não se restringiu à sua área de formação. Ingressou na Capgemini Portugal como técnica informática, mas na empresa passou por muitas funções. Desenvolveu atividades comerciais, de implementação de projetos, formação e gestão de clientes. Em 2009, na sequência de um spin-off da unidade de negócios onde estava inserida e com o início da Sendys Portugal, vocacionou-se para o marketing estratégico. Uma polivalência, vontade de aprender e progredir que para Sandra Veloso, responsável pela direção de recursos humanos da Sendys em território nacional, é fundamental para ser bem-sucedido profissionalmente.

Daqui a dez anos diz que gostaria de estar na frente da gestão da filial da Sendys no Brasil. Esta postura de ambição é para a responsável de recursos humanos da empresa que se dedica ao desenvolvimento, comercialização e implementação do Sendys - um software de gestão concebido em Portugal há mais de 25 anos - fundamental para progredir na carreira. Aos 37 anos, assume como desafio profissional atual “otimizar recursos para direcionar forças para o desenvolvimento do negócio em Portugal”, colocando o seu focos nas novas oportunidades de negócio em ambiente de crise económica.

E parece estar a alcançar sucesso na missão. A Sendys emprega em Portugal 30 colaboradores, mas em contra ciclo com a situação económica do país duplicou no último ano o número de postos de trabalho. Uma tendência que se mantém. A empresa contratou desde janeiro três novos colaboradores para a sua equipa e tem neste momento a decorrer novo programa de contratação para as funções de comercial e programador.

No momento de constituir equipa Sandra Veloso privilegia sobretudo o profissionalismo, mas garante que não prescinde da ética e do rigor nos elementos que recruta. Segundo a especialista, “a equipa da Sendys é sobretudo composta por profissionais com uma média de idades que ronda os 35 anos, com formação superior ao nível da licenciatura, nomeadamente, em áreas como a informática e a gestão”. A empresa recruta preferencialmente na área comercial, de programação e de suporte técnico, priorizando as referências e oportunidades de estágios profissionais para atrair talento para a sua equipa. Para tal, recorre a instituições de ensino que para si são de referência, como a Escola Superior de Tecnologia de Gestão (ESTG) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT).

O valor da persistência
Para Sandra Veloso, é fundamental que os candidatos tenham uma forte atitude de auto-motivação, empreendedorismo e persistência. Depois, garante, “a vontade de trabalhar, aprender e progredir na carreira são imprescindíveis”. A líder dos recursos humanos da Sendys não tem dúvidas que perante a atual conjuntura qualquer profissional que queira triunfar no mercado de trabalho terá de ter muita força de vontade, ânsia de aprender, profissionalismo e um sentido empreendedor. “A melhor estratégia para conseguir um emprego na conjuntura atual passa por possuir ou desenvolver características como a polivalência, formação e muita motivação”, defende.
Na equipa da Sendys, refere Sandra Veloso, não há lugar para “excessos, teimosia ou laxismo”. Tanto mais que a responsável pela gestão da equipa garante que toda a empresa está determinada em seguir o foco do desenvolvimento do negócio em Portugal.

A Sendys está no mercado nacional há mais de 25, desenvolvendo e implementando software de gestão 100% português, mas recentemente estreou-se em territórios de Angola e Moçambique com a abertura de escritórios locais, abrindo assim hipóteses de internacionalização a muitos dos colaboradores da empresa. Com esta aposta, a Sendys quer criar softwares adequados a cada país, consolidando empresas próprias nesses mercados para que até 2014, as exportações representem 40% do total das vendas.

Sandra Veloso
37 anos
Responsável de Recursos Humanos da Sendys Portuga
l

Formação:
É mestre em Marketing Management, pelo ISCTE/ Indeg Business School.
Família:
Casada, sem filhos.
Percurso:
Iniciou a sua atividade profissional aos 17 anos, como administrativa numa escola de condução. Em 1997 ingressou na Capgemini Portugal como técnica de informática e, posteriormente, assumiu funções de consultora. Na empresa realizou ainda atividades comerciais, de implementação de projetos, formação e gestão de cliente. Em 2009, na sequência de um spin-off da unidade de negócio onde estava inserida e com o início da Sendys, direcionou a sua atividade para o marketing estratégico onde acabou por se especializar. Hoje está diretamente ligada à gestão da Sendys Portugal, tutelando a área do Marketing mas também a dos recursos humanos.
Experiência internacional:
Desenvolveu atividade em Angola e na China.
Desafio de carreira:
Aplicar toda a experiência e conhecimento que adquiriu ao longo dos últimos anos em formações e viagens de negócios, bem como em novos procedimentos e na otimização da gestão da empresa.
Maior dificuldade profissional:
“Infelizmente, o facto de ser mulher”, revela.
Hóbis:
Dedica os seus tempos livres ao à formação, frequência de workshops e design. Em matéria desportiva, é praticante regular de corrida.
Lema de vida:
Viver com humildade e integridade, princípios que considera fundamentais para viver em sociedade.



OUTRAS NOTÍCIAS
Projeto na área da saúde singra além-fronteiras

Projeto na área da saúde singra além-fronteiras


A história da First remonta a 2001. Na altura estava agregada a um grupo de que José Correia de Sousa era sócio. Três anos mais tarde comprou a totalidade desta estrutura e ...

Os Licenciados MBA irão ter rendimentos superiores em 2012

Os Licenciados MBA irão ter rendimentos superiores em 2012


"74% das empresas estão a planear contratar licenciados MBA em 2012". Obter um MBA irá colocar à sua disposição as melhores oportunidades possíveis de aceder a cargos de topo e aumentar o seu salár...

Brasil, um destino de oportunidades

Brasil, um destino de oportunidades


O fenómeno da emigração portuguesa para o Brasil estagnou na década de 60, mas fruto do crescente dinamismo económico daquele país, são cada vez mais o...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS