“80% do sucesso é vontade de vencer”
Para resistir à conjuntura económica do país, as lojas tradicionais têm de inovar e manter motivadas as suas equipas. Esse é o grande desafio de Gabriela Magalhães, a diretora de recursos humanos da Sephora. A líder, gere os destinos de uma equipa de 250 pessoas em território nacional e garante que o mais importante é ter paixão e entusiasmo pelo que se faz.
19.10.2012 | Por Cátia Mateus

PARTILHAR
Em Portugal, a marca de cosmética Sephora (do grupo LVMH Moet Henessy Louis Vuitton) soma 23 lojas e cerca de 250 colaboradores. Recursos humanos que Gabriela Magalhães gere, tendo sempre como factores-chave uma formação eficaz e uma motivação capaz de gerar resultados práticos efetivos. Até porque, para a diretora de recursos humanos da Sephora, “a grande missão é manter sempre as equipas motivadas. Elas são o meu cliente”.
Gabriela Magalhães chegou à Sephora depois de um percurso na área administrativa. Formada em línguas, a diretora de RH integrou, em início de carreira, uma empresa do ramo automóvel e a multinacional de soluções para espaços de escritórios Regus Business Center. Foi aliás nesta última função que teve contacto com a Sephora, na altura instalada num dos espaços da Regus, e que recebeu o convite da empresa para liderar os destinos dos seus colaboradores.
A empresa que ajuda a liderar assegura emprego a cerca de 250 colaboradores e tem em aberto permanentes processos de recrutamento, próprios de uma organização que opera na área do retalho e que já soma 23 unidades abertas ao público. Gabriela Magalhães reconhece que embora a empresa esteja neste momento em recrutamento ativo, a principal prioridade e aposta é “manter as pessoas que estão já connosco. A fidelidade delas para com a marca Sephora deve ser mantida”. E é nessa medida que a diretora de recursos humanos conduz uma política de gestão centrada nas pessoas, no seu bem-estar e na sua motivação.
“Na Sephora estamos sempre a crescer. Somos uma empresa muito dinâmica que procura novas ferramentas para, por um lado, profissionalizar e fazer evoluir os seus recursos humanos, por outro, garantir aos seus clientes os produtos mais inovadores”, explica Gabriela Magalhães adiantando que “o objetivo é dar a cada colaborador a possibilidade de ir alcançando os seus objetivos a nível profissional, com a formação que isso implica”.
Ter equipas fortes, bem formadas, motivadas e bem cientes do conceito da empresa, é a missão da Sephora que recruta essencialmente na área do retalho. “A função com maior número de colaboradores é conselheiro (a) de beleza (que podem ser homens ou mulheres), normalmente com idades entre os 25 e os 30 anos e formação na área da estética”, explica a DRH adiantando que a questão da experiência anterior em funções similares é pouco relevante porque “a empresa tem um forte programa de formação interna que permite uma rápida integração”.
“Ter um sorriso, ser apaixonado pelo mundo da cosmética e ter vontade em proporcionar ao cliente momentos únicos de beleza e ver a Sephora como uma empresa onde é possível desenvolver uma carreira” são caraterísticas que Gabriela Magalhães considera imprescindíveis no momento de recrutar. Depois, acrescenta, “costumamos dizer na Sephora que 80% do sucesso é a vontade de vencer”. Daí que a sua receita seja “gostar do que se faz, ter determinação e garra, são fatores fundamentais para o gerar resultados e conseguir 100% de possibilidades de triunfar”.
Gabriela Magalhães
38 anos
Diretora de Recursos Humanos da Sephora
Formação:
É licenciada em Línguas (Inglês/ Alemão).
Percurso:
Iniciou a sua experiência profissional aos 19 anos quando, ainda estudante, decidiu trabalhar na Pizza Hut. Após a conclusão da licenciatura deixou Matosinhos, a sua terra natal, e rumou a Lisboa onde trabalhou como secretária numa empresa do ramo automóvel. Daí transitou para a equipa da Regus Business Center, um centro de soluções de escritórios. A Sephora surge como uma evolução natural no seu percurso.
Desafio atual:
“O meu objetivo é sempre manter as equipas motivadas pois são o meu ‘cliente’”, realça.
Maior dificuldade:
“Tendo em conta o contexto atual, é arranjar ferramentas que nos permitam manter o espírito positivo nas nossas equipas. Temos de ser criativos, empenhados e desenvolver mecânicas que motivem as equipas tanto na sede como nas lojas”, revela a diretora de recursos humanos.
Número de colaboradores:
250 profissionais, em Portugal.
Competências mais valorizadas:
Foco no cliente, foco nos resultados, paixão e muito entusiasmo.
Objetivos da empresa:
“É um objetivo comum a todos: sermos o número um no mercado e os melhores”, sorri.
Família:
Casada, sem filhos
Hóbis:
As leituras são o hóbi a que dedica a maior parcela do seu tempo livre, mas gosta igualmente de fazer caminhadas, aproveitar o ar livre e passeios de kayak.
OUTRAS NOTÍCIAS
Chama-se Deloitte Executive Education e é o mais recente programa da consultora Deloitte. O plano de formação executiva está centrado num painel de temas técnicos que focam áreas como as finanças, fis...
Para as empresas há a convicção de que um conhecimento transversal do negócio e da sua gestão abre portas, aumenta as hipóteses de sucesso numa carreira internacional e até o nível salarial. Em nome d...
A empresa de animação PIXAR, responsável por filmes como o Toy Story, Os Incríveis, À Procura de Nemo e muitos outros, está à procura de jovens para estágios remunerados nos estúdios da empresa em Eme...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01.02.2023
Os recrutadores querem saber como é que os colaboradores irão reagir a diferentes circunstâncias. Não basta apenas ser capaz de desempenhar bem o trabalho também é preciso ser capaz de lidar com as situaç&o...
Os recrutadores querem saber como é que os colaboradores irão reagir a diferentes circunstâncias. Não basta apenas ser capaz de desempenhar bem o trabalho também é preciso ser capaz de lidar com as situaç&o...
01.02.2023
A Adecco Portugal deixa algumas sugestões de boas práticas que as empresas devem implementar para evitar esta sobrecarga digital.
A Adecco Portugal deixa algumas sugestões de boas práticas que as empresas devem implementar para evitar esta sobrecarga digital.
24.01.2023
A Adecco Portugal aponta cinco hábitos saudáveis para manter a sua concentração e passar por cada dia de trabalho com mais alegria e bem-estar.
A Adecco Portugal aponta cinco hábitos saudáveis para manter a sua concentração e passar por cada dia de trabalho com mais alegria e bem-estar.
24.01.2023
Adecco Portugal reuniu oito dicas para otimizar o seu perfil no LinkedIn. Porque não basta marcar presença, é necessário atualizar, dirigir para manter o networking a funcionar a seu favor.
Adecco Portugal reuniu oito dicas para otimizar o seu perfil no LinkedIn. Porque não basta marcar presença, é necessário atualizar, dirigir para manter o networking a funcionar a seu favor.
10.01.2023
Pode reunir as competências técnicas on spot para a posição a que se candidata, mas prepare-se para perguntas difíceis sobre as suas fragilidades técnicas e pessoais. E lembre-se que o empregador não espera...
Pode reunir as competências técnicas on spot para a posição a que se candidata, mas prepare-se para perguntas difíceis sobre as suas fragilidades técnicas e pessoais. E lembre-se que o empregador não espera...
ÚLTIMOS EMPREGOS
HAYS
06.02.2023 | Lisboa
| Referência: 2066075
A empresa onde vai trabalhar
Empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções informáticas para empresas da indústria petrolifera
A sua nova função
- Desenvolvimento de soluções;
- Migração de plataformas legacy para tecnologias recentes;
- ...

PARTILHAR
Kelly Services Portugal
06.02.2023 | Lisboa
| Referência: 2071600
Kelly Services is recruiting a 1st Level Support Trainee (M/F) for our client Siemens, located in Lisbon. Responsibilities:First point of contact for Business' Users in supporting a Siemens in-house Master Data application.Responsible, as 1st Level Suppo...

PARTILHAR
Kelly Services Portugal
06.02.2023 | Lisboa
| Referência: 2071602
Kelly Services is recruiting a 1st Level Support Trainee (M/F) for our client Siemens, located in Lisbon. Responsibilities:First point of contact for Business' Users in supporting a Siemens in-house Master Data application.Responsible, as 1st Level Suppo...

PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
23.01.2023|online
| Referência: 18826
Data da formação: 27 fevereiro 2023
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
23.01.2023|online
| Referência: 18825
Data da formação: 24 fevereiro 2023
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
23.01.2023|online
| Referência: 18824
Data da formação: 23 fevereiro 2023
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR