Carreiras

Uma empresa eticamente correcta



01.01.2000



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Uma empresa eticamente correcta

Quer ter uma empresa eticamente correcta? Quer saber o que os seus funcionários esperam de si? Não sabe por onde começar? Comece por ler este pequeno artigo.



A ética não cresce de um momento para o outro, como os cogumelos depois de uma boa chuvada. Ela tem de ser alimentada e semeada por toda a empresa. Tem de ser explicada e demonstrada a todos os trabalhadores.

A ética são os valores e os princípios que levam a que as pessoas façam as coisas de uma forma que pode ser descrita como decente, honesta, justa e respeitosa para com as outras pessoas e o ambiente.

Tenha um comportamento ético:

Seja honesto e correcto;

Trate os empregados de forma justa e remunere-os razoavelmente;

Pague aos funcionários e colaboradores a tempo e horas;

Ofereça produtos e serviços de boa qualidade;

Conserve os recursos naturais e proteja o ambiente;

Agradeça aos seus empregados quando estes lhe prestam algum tipo de serviço, ainda não se paga por dizer "obrigado";

Preste atenção e demonstre interesse nos assuntos em questão;

Não dê ordens e utilize o "se faz favor" - cai sempre bem;

Envolva os seus empregados em algumas decisões da empresa, para que estes tenham uma voz activa e participativa na organização.


As empresas centram-se em torno de procedimentos que retiram às pessoas a capacidade de criar. É necessário que as empresas passem a tratar melhor os seus empregados e comecem a ouvir tudo aquilo que estes têm para oferecer à empresa. Deve-se retirar do trabalho a palavra obediência, pois esta palavra não conduz à sua evolução. Para que a sua liderança seja lucrativa, tem primeiro que conhecer algumas coisas que os seus empregados esperam de si.

Aqui fica uma lista das principais expectativas que os funcionários têm em relação aos seus gestores:



Criar verdadeiros desafios no trabalho;

Conceder liberdade e flexibilidade aos empregados para que estes produzam os resultados à sua maneira;

Oferecer crescentes responsabilidades como recompensa pelo bom trabalho efectuado;

Utilizar algum tempo para conhecer melhor os colaboradores e as suas reais capacidades e competências;

Providenciar aos funcionários uma formação constante e novas oportunidades de aprendizagem;

Oportunidades de progressão na carreira;

Fazer o papel de mentor;

Criar um agradável ambiente de trabalho;

Flexibilidade no horário;

Relacionar-se pessoalmente e de forma brincalhona com os restantes funcionários;

Equilíbrio entre o papel de patrão e de funcionário;

Tratar os seus funcionários com dignidade, tratá-los como colegas de trabalho;

Respeitar e ser respeitado;

Dar um feedback consistente e construtivo;

Reconhecer quando os seus funcionários fazem um bom trabalho.


É possível ter uma organização eficiente sem regras e comandos. Pode-se liderar sem dominar as pessoas. Só é necessário acreditar nelas, dar-lhes espaço para que possam fazer o seu trabalho, não pressioná-las e tratá-las como você gostaria de ser tratado, ou seja, bem.


VD






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