Até à próxima chefe!
Os seus melhores talentos estão a abandonar
o projecto. Porque? Saiba como agir para evitar uma demissão.
Hoje em dia algumas empresas procuram saber porque
é que os seus empregados abandonam a empresa, sem sequer pensarem
que pode ter havido alguma falha da sua parte que, de alguma maneira,
tenha afectado os seus funcionários ao ponto destes se demitirem.
Todas gostamos de ser bem tratados, de ser respeitados,
e que as nossas opiniões, sejam ouvidas e aceites, ou pelo menos
que não nos dêem logo um não na cara. Quem não
gosta de trabalhar num ambiente agradável, de ter uma certa liberdade
de movimentação e, sempre que queira, debater algum assunto
da empresa com o director?
Por vezes estas condições não existem, e a demissão
é uma possível consequência.
A demissão de qualquer pessoa é
prejudicial para a empresa: prejudica o seu funcionamento, altera o ambiente
de trabalho e afecta a sua produtividade.
Qualquer empresa tem uma imagem a defender e a preservar e se esta não
for bem vista pelos seus funcionários, o mais certo é que
a sua reputação não seja a melhor no exterior. Os
funcionários ajudam a manter a imagem da empresa.
Para evitar este tipo de situações, siga algumas das nossas
sugestões:
Dê alguma liberdade e flexibilidade aos seus funcionários,
não os pressione demasiado.
Mostre
interesse e disponibilidade sempre que algum funcionário for ter
consigo para debater algum assunto da empresa. Mesmo que não tenha
tempo na altura, marque uma hora para discutir o assunto.
Não
diga logo que não a uma proposta que lhe seja feita. Escute-a com
atenção e discuta com o funcionário alguns pontos.
Saiba
reconhecer o mérito do funcionário e, de alguma maneira,
recompensá-lo por isso.
Mantenha
uma relação cordial com os seus funcionários. Só
assim é possível um bom ambiente de trabalho e, consequentemente,
um aumento da produtividade.
Respeite
os seus funcionários e o respectivo trabalho.
Transmita-lhes
confiança de modo a que eles percebam que podem falar consigo sem
terem medo de "abrir a boca", e que podem sentir-se à
vontade quando forem falar consigo.
Seja
paciente e saiba lidar com os erros.
Se achava que esta situação só
acontecia aos outros, engana-se. Isto pode acontecer a qualquer um. Para
preservar os seus funcionários só tem que lhes dar aquilo
que também gostaria que lhe dessem se estivesse no lugar deles.
VD