Carreiras

Até à próxima chefe!



01.01.2000



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Até à próxima chefe!

Os seus melhores talentos estão a abandonar o projecto. Porque? Saiba como agir para evitar uma demissão.



Hoje em dia algumas empresas procuram saber porque é que os seus empregados abandonam a empresa, sem sequer pensarem que pode ter havido alguma falha da sua parte que, de alguma maneira, tenha afectado os seus funcionários ao ponto destes se demitirem.

Todas gostamos de ser bem tratados, de ser respeitados, e que as nossas opiniões, sejam ouvidas e aceites, ou pelo menos que não nos dêem logo um não na cara. Quem não gosta de trabalhar num ambiente agradável, de ter uma certa liberdade de movimentação e, sempre que queira, debater algum assunto da empresa com o director?
Por vezes estas condições não existem, e a demissão é uma possível consequência.

A demissão de qualquer pessoa é prejudicial para a empresa: prejudica o seu funcionamento, altera o ambiente de trabalho e afecta a sua produtividade.
Qualquer empresa tem uma imagem a defender e a preservar e se esta não for bem vista pelos seus funcionários, o mais certo é que a sua reputação não seja a melhor no exterior. Os funcionários ajudam a manter a imagem da empresa.


Para evitar este tipo de situações, siga algumas das nossas sugestões:

Dê alguma liberdade e flexibilidade aos seus funcionários, não os pressione demasiado.

Mostre interesse e disponibilidade sempre que algum funcionário for ter consigo para debater algum assunto da empresa. Mesmo que não tenha tempo na altura, marque uma hora para discutir o assunto.

Não diga logo que não a uma proposta que lhe seja feita. Escute-a com atenção e discuta com o funcionário alguns pontos.

Saiba reconhecer o mérito do funcionário e, de alguma maneira, recompensá-lo por isso.

Mantenha uma relação cordial com os seus funcionários. Só assim é possível um bom ambiente de trabalho e, consequentemente, um aumento da produtividade.

Respeite os seus funcionários e o respectivo trabalho.

Transmita-lhes confiança de modo a que eles percebam que podem falar consigo sem terem medo de "abrir a boca", e que podem sentir-se à vontade quando forem falar consigo.

Seja paciente e saiba lidar com os erros.

Se achava que esta situação só acontecia aos outros, engana-se. Isto pode acontecer a qualquer um. Para preservar os seus funcionários só tem que lhes dar aquilo que também gostaria que lhe dessem se estivesse no lugar deles.


VD






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