Carreiras

Perfil



01.01.2000



  PARTILHAR




Perfil

O perfil dos economistas visualiza-se através da sua evolução profissional.
Aqueles que estão integrados na administração pública fazem a progressão na carreira prevista na lei, começando por ingressar na categoria de técnico superior estagiário e podendo atingir, em topo de carreira, a categoria de assessor principal.
A evolução processa-se de acordo com o mérito e o tempo de serviço do profissional. Os economistas docentes, começam por ser assistentes estagiários e no decorrer da carreira podem atingir a categoria máxima de professores catedráticos.

No sector privado, a progressão na carreira depende das políticas internas da organização ou pelo que é determinado nas convenções colectivas de trabalho para determinado sector de actividade.
Com a internacionalização e a globalização da economia, estes profissionais podem vir a exercer a sua profissão no estrangeiro por longo período de tempo, principalmente quando estão integrados em empresa multinacional.

Veja onde tirar economia:

Licenciaturas

Economia Fac. de Economia da Univ. de Coimbra;

Fac. de Economia da Univ. Nova de Lisboa;

Fac. De Economia da Univ. do Porto;

Inst. Sup de Economia e Gestão da Univ. Técnica de Lisboa;

Univ. da Beira Interior (Covilhã);

Univ. de Évora;

Univ. do Algarve (Faro);

Univ. do Minho (Braga);

Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real);

Univ. de Aveiro; Inst. Sup. de Ciências do Trabalho e da Empresa (Lisboa)
Ciências Económicas Empresariais Univ. Lusíada (Vila Nova de Famalicão) Economia Univ. Autónoma de Lisboa Luís de Camões;

Univ. Independente (Lisboa);

Univ. Lusíada (Lisboa e Porto);


Univ. Portucalense Infante D. Henrique (Porto);

Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) Economia e Finanças Univ. Fernando Pessoa (Porto) Economia e Gestão Inst. Sup. de Estudos Interculturais e Transdiscilinares de Viseu Economia e Gestão de Serviços de Saúde Inst. Sup. de Estudos Interculturais e Transdiscilinares de Almada Economia Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais - Universidade Católica Portuguesa
Fonte: Guia de Acesso ao Ensino Superior - Candidatura/98 e Depto. do Ensino Superior do Min. da Educação (Outubro /98)





DEIXE O SEU COMENTÁRIO