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Opinião - Preparação do profissional para a entrevista (I)



01.01.2000



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Preparação do profissional para a entrevista (I)
(28-10-2005)

Ana Teixeira
Country Manager da MRI Worldwide Portugal

Este artigo pretende dar um contributo aos profissionais que se encontram numa fase de mudança de emprego. È dirigido quer aqueles que se candidataram pró-activamente a um determinado lugar quer aqueles que, não andando activamente à procura de emprego mas tendo sido abordados por um “Head hunter”, possam ter ficado receptivos a um novo desafio ou projecto em concreto. Como podem contribuir positivamente e através do seu comportamento para o sucesso do processo de selecção?

Em primeiro lugar temos que ter presente que todos os processos de selecção passam por um ou vários momentos de relação do profissional com elementos da empresa – Direcção de Recursos Humanos, futura chefia directa, futuros colegas, Direcção Geral, Administração, entre outros – e muitas vezes também com consultores escolhidos pela empresa para levar a cabo todo o processo de triagem e escolha de um leque de profissionais para a vaga em aberto.

Como em qualquer relação qualquer uma das partes envolvidas é co-responsavel, através do seu comportamento, pelo resultado final, isto é, pela relação em si. Assim somos parte integrante e responsáveis em todo o processo de selecção, quer enquanto recrutadores quer enquanto profissionais: o nosso comportamento influencia definitivamente a escolha do outro.

E se um vendedor se preocupa com a forma como se apresenta ao seu cliente, a forma como fala, a forma como se relaciona com o mesmo, se um “Marketier” se preocupa com a forma como se relaciona com o seu potencial cliente, a mensagem que transmite sobre o seu produto, a embalagem e apresentação (o pakaging), o profissional que está envolvido num processo de selecção é o vendedor e o “Marketier” de si próprio.

Está a fazer o Marketing do seu “produto”, a venda da sua imagem, sendo que o produto é ele mesmo. Como em qualquer campanha de Marketing há regras: pior que ter um produto mediano é tentar “vender gato por lebre”. Portanto fazer o seu Marketing ou “vender-se a si próprio” não é enganar ou falsear a verdade mas sim preocupar-se com a forma como transmite a mensagem, com a forma como se relaciona com o outro, com a forma como transmite confiança e credibilidade no outro. Acredite que a embalagem é parte integrante do produto e cuide de si.

Como “Marketier” para posicionar adequadamente o “seu produto” deverá fazer uma análise das Forças e Debilidades do mesmo, das Oportunidades e Ameaças do mercado (aquilo que em marketing se chama uma análise SWOT). O meu conselho é que faça o mesmo consigo mesmo. Tente analisar, face ao projecto em questão, quais são os seus aspectos mais sólidos e fortes e realce-os, os mais débeis e como poderá ultrapassa-los, que pontos fortes os podem suavizar ou mesmo anulá-los, quais são as oportunidades e como poderá transformar as ameaças em oportunidades.

Posicione-se adequadamente no mercado ou seja, defina claramente os seus objectivos de curto e médio prazo. Em relação á sua analise SWAT, veja se as suas motivações são realistas face ás suas capacidades e às competências que tem actualmente. Se o seu “produto” ainda não é suficientemente forte face ás suas motivações desenhe um plano para melhora-lo!

O que pode fazer? Um curso, um MBA, ganhar experiência em determinada área, mudar de atitude, melhorar competências inter-relacionais? Actue em tudo o que depende de si. E lembre-se também de que, de acordo com as leis da oferta e da procura, um “produto” pode ser muito bom mas se há grande oferta de produtos idênticos no mercado não será tão fácil fazer dele uma estrela.

Crie a diferença mas tendo sempre por vista o conceito de empregabilidade. Crie a diferença por exemplo pelos excelentes resultados alcançados na sua actual ou ultima função, pela forma positiva como resolveu os problemas. Ou crie a diferença desenvolvendo competências em áreas em haja pouca oferta por parte dos profissionais no mercado – ou seja , haja poucos profissionais com essa característica, atributo ou competência - mas em contrapartida haja, ou antecipe que vá haver no curto ou médio prazo, muita procura desse atributo por parte das empresas.

Depois de se avaliar e pensar que caminho vai tomar chega o dia da entrevista.

No próximo artigo serão abordados os aspectos com que deverá preocupar-se de forma a estar preparado e dar o seu melhor antes, durante e depois da Entrevista.






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