2002-06-26
Empresas chumbam alunos
Falta de iniciativa, problemas
de comunicação, baixo nível de autoconfiança
e dificuldade em trabalhar em grupo é este o retrato que as empresas
fazem dos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho.
A conclusão é do estudo "The Global Entrepreneurship
Monitor, Portugal 2001" apresentado na Faculdade De Economia da Universidade
Nova de Lisboa.
José Neves Adelino, professor da Universidade Nova, apresentou
o estudo e destacou as "deficiências de formação
técnica dos alunos; que saem das faculdades com fraco desenvolvimento
pessoal, não tendo um projecto de vida, o que se reflecte no empreendorismo
do país".
Os alunos portugueses têm pouco espírito de iniciativa própria,
são poucos aqueles que estão dispostos a arriscar um negócio
por conta própria. O relatório aponta como principais causas
para esta falta de empreendorismo: os métodos de ensino desapropriados
e a fraca interacção entre o mundo dos negócios e
as universidades.
Uma situação que pode mudar, pois a elaboração
do estudo revelou que existe uma oportunidade significativa de aumentar
a ligação empresas-universidades através do apoio
financeiro à incubação de empresas.
Portugal está em último lugar ao nível da formação,
num ranking de 29 países.