Carreiras

Notícias



01.01.2000



  PARTILHAR




2002-06-26

Empresas chumbam alunos

Falta de iniciativa, problemas de comunicação, baixo nível de autoconfiança e dificuldade em trabalhar em grupo é este o retrato que as empresas fazem dos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho. A conclusão é do estudo "The Global Entrepreneurship Monitor, Portugal 2001" apresentado na Faculdade De Economia da Universidade Nova de Lisboa.
José Neves Adelino, professor da Universidade Nova, apresentou o estudo e destacou as "deficiências de formação técnica dos alunos; que saem das faculdades com fraco desenvolvimento pessoal, não tendo um projecto de vida, o que se reflecte no empreendorismo do país".
Os alunos portugueses têm pouco espírito de iniciativa própria, são poucos aqueles que estão dispostos a arriscar um negócio por conta própria. O relatório aponta como principais causas para esta falta de empreendorismo: os métodos de ensino desapropriados e a fraca interacção entre o mundo dos negócios e as universidades.
Uma situação que pode mudar, pois a elaboração do estudo revelou que existe uma oportunidade significativa de aumentar a ligação empresas-universidades através do apoio financeiro à incubação de empresas.
Portugal está em último lugar ao nível da formação, num ranking de 29 países.








DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS