Carreiras

MBA: ensino prático alavanca carreiras

Aproximar os alunos das empresas, proporcionando-lhes experiência real e a aplicação prática das principais estratégias de gestão, é a meta do The Lisbon MBA LAB Consulting.



10.12.2014



  PARTILHAR




“Uma formação avançada em gestão tem de ter uma ponte entre a teoria e a prática para garantir o sucesso do aluno no mercado de trabalho”, defende Anabela Possidónio, diretora executiva do The Lisbon MBA (TLMBA). Foi desta convicção que partiu quando decidiu criar o The Lisbon MBA LAB Consulting, uma plataforma formativa que resulta de uma parceria entre a Nova SBE e a Católica-Lisbon, que promove a colocação de alunos do TLMBA em empresas, onde atuam como consultores por um período de três meses, contando com a supervisão do corpo docente do MBA. 


Há muito que o TLMBA aposta nas suas relações corporativas para que os alunos lidem na prática com casos reais, em território nacional ou internacional. “Os alunos ganham contactos e experiência em sectores estratégicos e podem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas mais teóricas do MBA”, explica Anabela Possidónio enfatizando que “para as empresas também há vantagens notórias, porque por um lado usufruem da visão especializada de consultores externos, e por outro podem identificar talento que poderão vir a contratar para integrar os quadros da empresa”. Uma dessas empresas é a REN.

O R&D Nester, o Centro de Investigação e Desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, vai receber alguns alunos do THE LISBON MBA LAB CONSULTING. Durante três meses, um dia por semana, os alunos de MBA vão trabalhar com a equipa do R&D Nester como consultores. “O desafio lançado aos estudantes é o de desenvolver formas e metodologias de avaliar, estimar e, sempre que possível quantificar, o valor da inovação e do R&D para as organizações e para a sua comunidade de stakeholders”, explica Nuno Souza e Silva, administrador delegado do R&D Nester. Este trabalho será feito no contexto dos quatro projetos principais que o R&D Nester tem atualmente em curso, em parceria com o China Electric Power Research Institute (CEPRI): o Despacho de Energia Renovável, a Subestação do Futuro, o Armazenamento de Energia e a Simulação, Planeamento e Operação de Redes de Energia Eléctrica.

Para Nuno Souza e Silva, “este centro de investigação pretende desenvolver a sua atividade em abertura e cooperação com a comunidade nacional e Internacional, tanto científica, como académica, empresarial e industrial. É nesse sentido que se enquadra este projeto”. No projeto específico da R&D Nester estão envolvidos quarto alunos do TLMBA. Um deles é Hugo Rigor. O jovem de 31 anos tem formação de base em Engenharia Biomédica e desenvolveu atividade na área da saúde, até se decidir a apostar num MBA que complementasse as suas competências de gestão, tendo em conta a sua ambição natural em atuar noutros sectores de atividade. “A experiência ganha com este projeto é importantissima para o crescimento profissional e, quem sabe, especialização futura”, revela.

Posição semelhante têm Fábio Ferreira, Miguel Furtado e João Vasco Rodrigues, igualmente envolvidos no projeto.  Atualmente “estudante a full-time”, Miguel Furtado encontrou no MBA uma oportunidades para “reciclar conhecimentos e ganhar novas competências que permitissem consolidar os conhecimentos já obtidos e potenciar uma mudança de sector ou de área funcional”. O estudante que soma na carreira cargos de consultor, gestor de trade marketing ou diretor comercial em empresas de bens de grande consumo ou retalho, acredita que mesmo para quem já soma um currículo relevante como o seu “a ligação ao mundo empresarial é sempre importante para qualquer programa”.

Na tentativa de promover esta ligação à prática, o TLMBA tem vindo a cimentar um conjunto de parcerias com empresas de diversos sectores de atividade que colaboram nos diversos projetos que este MBA tem associadas. Para além do LAB Consulting, o TLMBA promove (no seu MBA Internacional), os International Labs onde os alunos têm a missão de resolver um caso real, integrados numa equipa com alunos da China ou do Brasil. “Temos também estágios internacionais que podem decorrer em qualquer parte do mundo e implicam uma experiência de dois meses numa empresa que se ajuste ao perfil do candidato”, explica Anabela Possidónio que destaca ainda as Business Case Competitions, onde os alunos são convidados a desenvolver um plano de negócio para responder a um problema real de uma empresa, além dos encontros regulares com CEOs que permitem a partilha de experiências.

O reforço desta ligação às empresas como exemplo de excelência no treino de futuros líderes é a grande prioridade da diretora executiva do TLMBA que quer “aumentar as parcerias com empresas, sempre que estas sejam estratégicas para os nossos alunos”. 

Texto de Cátia Mateus






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS