Carreiras

Escolas portuguesas entre as 30 melhores

É a melhor classificação nacional de sempre no ranking anual do Financial Times (FT) que distingue as melhores escolas de gestão da Europa.



10.12.2014



  PARTILHAR




Portugal tem duas escolas no top da das 30 melhores – a Católica Lisbon School of Business and Economics (Católica-Lisbon), na 25ª posição, e a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), na 28ª posição – e Porto Business School subiu sete posições na tabela das melhores, figurando agora na 59ª posição a nível europeu.

London Business School, HEC Paris, IE Business School, ESAD Business School, Insead, University of St. Gallen, Iese Business School, SDA Bocconi/ Università Bocconi, IMD e University of Oxford: Said, lidera nas dez primeiras posições da tabela de excelência do Financial Time. O destaque nacional inicia-se na 25ª posição do ranking com a Católica-Lisbon que assegurou o mesmo lugar na tabela face a 2013, enquanto a Nova SBE evoluiu oito posições na lista. O lugar entre as 30 melhores escolas de gestão europeias não é novidade para nenhuma das duas instituições nacionais. Porém, em termos conjuntos, esta é a melhor qualificação que alcançam nos últimos quatro anos. As duas universidades nacionais conseguem mesmo destronar instituições como a Cambridge University nesta lista de excelência.

Espanha é o país  maior número de escolas posicionadas nas 10 primeiras posições. Três instituições espanholas estão no topo: IE Business School, ESAD Business School e Iese Business School. Mas há outros exemplos a destacar. A London Business School, que este ano figura na primeira posição da lista, empurrou para a terceira posição a IE Business School e para a segunda a HEC Paris, ambas consideradas no últimos ano as melhores escolas de gestão da Europa.

O ranking do Financial Times hierarquiza as escolas de negócios europeias com base nos resultados obtidos num processo que contempla quatro avaliações aos seus programas académicos. Na edição deste ano foram analisadas 80 escolas. Para o posicionamento das escolas nacionais na tabela terá contribuído a excelência do seu ensino, mas também o ambiente multicultural que já é prática corrente em ambas as instituições. A Porto Business School está também em recuperação na tabela figurando na 59ª posição, depois de no último ano ter ocupado o 66º lugar na lista das melhores escolas de gestão europeias.

Texto de Cátia Mateus






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS