Carreiras

A paixão pela matemática dos seguros e dos riscos

Vanda Antunes Administradora-executiva da Ageas



14.10.2022



  PARTILHAR




Há 25 anos a ‘respirar’ seguros, Vanda Antunes não esconde que o atual contexto, “de grande volatilidade e incerteza, com a inflação a subir e os mercados financeiros instáveis”, coloca desafios acrescidos ao sector.

Nomeada para a administração do grupo Ageas, é uma estreia no feminino na Comissão Executiva. Até agora, a seguradora belga, liderada por Steven Braekeveldt, só contava com administradoras não-executivas.

O principal desafio de Vanda Antunes é convencer as pessoas de que “ter um seguro é conseguir antecipar o mais possível os riscos que se nos deparam”.

E para quê? “Para estarmos mais preparados para tomar as melhores decisões em cada situação, com o objetivo de salvaguardar a todo o momento os interesses dos nossos clientes, parceiros e acionistas”.

O caminho que trilhou apelida-o de “um percurso com um crescimento notável, para o qual contribuíram os excelentes líderes com quem tive a sorte de me cruzar e que me desafiaram constantemente a fazer mais e melhor”.

A paixão pela matemática aconteceu no 11º ano. “Quando tive de escolher a área de estudos que queria seguir no ensino secundário, queria ser médica ou farmacêutica”, diz. Antes disso, mais jovem ainda,
queria ser educadora de infância, mas acabou nos números difíceis, e não se arrepende.

Com 50 anos e casada há 25, quando se lhe pergunta que paixões tem na vida, Vanda Antunes não hesita: “Além do meu marido e dos meus filhos (dois), que são a maior paixão da minha vida, tenho uma adoração por gatos (o meu em particular).”

A ambição é “ser feliz e contribuir para a felicidade daqueles que me rodeiam”, e para isso, conta, “ponho paixão em tudo aquilo que faço, seja na vida profissional ou na vida pessoal, com o objetivo de fazer
sempre mais e melhor”.

Faz um balanço positivo a nível profissional. “Foram mais as coisas que gostei de fazer do que as que não gostei de fazer”, mas sublinha: “Sempre me deu maior realização fazer algo novo.” Ou seja,  esponder a tarefas que “nunca tinha feito antes”.

Quando não está a trabalhar, e “dependendo do momento, gosto muito de viajar, conhecer sítios novos, mas também adoro estar em casa a preparar uma boa refeição em família ou simplesmente a  descansar”, afirma a recente gestora executiva. Adora cozinhar. “O meu plano B sempre foi tirar um curso de cozinha e abrir um restaurante.” Mas, como “o plano A está a correr bem, por agora o plano B está na gaveta”.

Enquanto responsável pela gestão de riscos, afirma ser preciso “definir os limites de apetite ao risco” e adianta que nesta tarefa “a definição de prioridades é uma constante”.

 

FORMAÇÃO
Licenciada em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão no ISEG, com uma pós-graduação em Gestão de Riscos Financeiros

MISSÃO
“Ter seguros é importante para prevenir riscos”

LEMA
Nada se consegue sem dedicação. Na sua experiência de liderança, do que mais gosta é de “contribuir para o crescimento dos outros e deixá-los encontrar o seu próprio caminho”, como diz ser “educar um  filho”

PERCURSO
Iniciou a sua carreira na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), onde esteve durante 17 anos. Em 2013 entrou na AXA, como gestora de risco não-vida, e quando a Ageas comprou a AXA ficou e em 2017 assumiu a responsabilidade pela gestão de riscos das entidades não-vida do grupo Ageas Portugal. Em 2020 aceitou a pasta da gestão de riscos para todas as entidades do grupo de forma transversal. E em 2022 chega à administração

HOBBIES
Viajar, viajar muito, e cozinhar

AMBIÇÃO
Ser feliz e fazer feliz quem a rodeia

 

Texto Isabel Vicente
Foto Nuno Botelho






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS