Carreiras

Fazer apresentações



01.01.2000



  PARTILHAR




Fazer apresentações

Quase todas as pessoas que têm que falar perante um público ficam nervosas ou inseguras. Damos dicas e sugestões para tornar a sua apresentação um verdadeiro sucesso. Saiba como.



A preparação

A fórmula básica para uma apresentação é a simplicidade.
A sua apresentação deve ser relevante, simples e pertinente, para que seu público fique impressionado e esteja atento durante toda a apresentação.

Se quiser fazer boa figura, é imprescindível fazer uma boa preparação. Assim, vai sentir-se ainda mais à vontade e não se vai distrair tão facilmente.
Isto não significa que deva declamar factos e números secos. A intenção não é que a sua audiência divague e aproveite a ocasião para fazer mentalmente a lista de compras do supermercado ou a agenda do dia. Vá além da matéria sem interesse e faça uma forte aposta na componente gráfica.

Tente saber com antecedência que tipo de público vai ter à sua frente e o que ele espera de si.

Adapte a sua apresentação à audiência.

Os grupos pequenos são ideais para uma apresentação interactiva, enquanto um discurso para um grupo grande é principalmente uma comunicação com sentido único.

Quando o conteúdo da apresentação estiver pronto, comece a ensaiar em voz alta.
Melhor ainda, se for uma apresentação importante, grave-se a si mesmo em vídeo. A maioria das pessoas detesta ver-se a si própria, mas é uma forma muito boa de corrigir eventuais erros.


Muitas pessoas têm tiques nervosos ou hábitos dos quais não estão conscientes mas que se vêm perfeitamente numa gravação em vídeo. Pode também ensaiar em frente de um espelho.

Também é importante estar a par dos últimos dados sobre o assunto que vai abordar, até porque é muito provável que a sua audiência lhe faça perguntas diversas.

Atenção: uma boa apresentação não é sinónimo de aprender um texto de cor.

Introdução da apresentação

É importante dar uma boa impressão desde o início. Porque não começar com uma anedota, por exemplo? No entanto, tenha cuidado com a sua frase de abertura. Se não tiver jeito para introduções engraçadas, é melhor nem tentar.

Deve indicar claramente ao seu público qual o objectivo da sua apresentação e quais os pontos que vai abordar nos primeiros minutos. Se não o fizer, o público ficará impaciente e distraído. Mas lembre-se que o público não fica imediatamente alerta. Por isso, use os seus pontos mais fortes apenas depois da introdução.

Talvez seja um cliché, mas deve começar por se apresentar a si mesmo, cumprimentar o público e mencionar porque é que foi escolhido para aquela apresentação. Não se esqueça de estabelecer o contacto de olhos com o seu público.
Se der uma ideia à sua audiência do tempo que a apresentação vai demorar, ela fica com um ponto de apoio para poder acompanhá-lo melhor. Mostre, durante o seu discurso, que está com atenção às horas dizendo por exemplo: "Ainda temos 20 minutos, portanto ...".

Quando se está pela primeira vez à frente de um público, é tentador pedir desculpa pela sua falta de experiência, mas é melhor não fazer isso. O seu público está somente interessado no que diz, não no que sente.

Talvez tenha a tentação de distribuir um resumo da sua apresentação antes de começar a falar. Não o faça: é a melhor maneira de se eliminar a si próprio e de perder a atenção do público. Os seus interlocutores irão lê-lo imediatamente e, a seguir, ignoram-no porque já sabem o que tem a dizer.

Distribua o resumo no final da apresentação.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS