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Educador de Infância
Funções
O Educador de Infância é, legalmente,
uma profissional que tem a sob a sua responsabilidade e orientação
uma classe infantil (entre os quatro meses e os cinco anos de idade).
É da sua competência organizar e aplicar os meios educativos
adequados ao desenvolvimento integral da criança (psicomotor, afectivo,
intelectual, social, moral, entre outros). No dia-a-dia, o educador de
infância, que tem sempre ao seu lado uma ou mais auxiliares para
o desempenho da sua função, acompanha a evolução
das crianças pelas quais é responsável e estabelece
contactos com os pais no sentido de se obter uma acção educativa
integrada.
A intervenção profissional de um educador
de infância passa por diferentes fases. Antes de mais cabe-lhe observar
cada criança /grupo para conhecer as suas capacidades, interesses
e dificuldades, recolher as informações sobre o contexto
familiar e o meio em que as crianças vivem para compreender melhor
as suas características. Em seguida, o educador deve proceder ao
planeamento do processo educativo de acordo com as informações
recolhidas junto do grupo e concretizá-lo na prática.
Depois de cumpridas estas etapas (observação,
planeamento e acção) o profissional de educação deve estar apto a avaliar
todo o processo decorrido, incluindo todos os efeitos, adequando o processo
educativo às necessidades das crianças e do grupo. Faz igualmente parte
das suas funções trocar opiniões com os pais e comunicar-lhes todos os
aspectos do desenvolvimento dos filhos. Por último, o educador deve proporcionar
as condições necessárias para que cada criança tenha uma aprendizagem
com sucesso.