Carreiras

Dicas de candidatura para mães que regressam



01.01.2000



  PARTILHAR




Dicas para mães que regressam

Muitas mulheres interrompem mais cedo ou mais tarde a sua carreira para se concentrarem totalmente nos filhos. A maioria está decidida a retomar o trabalho o mais cedo possível. Na prática não é tão fácil para uma mulher deitar novamente mãos à obra.

Contudo, como mulher que recomeça, terá mais a oferecer do que somente os certificados de habilitações que tinha quando começou.

Muitas vezes, as mulheres esperam até que os filhos cresçam e fiquem mais independentes, ou por uma oportunidade e momento certo para recomeçar a trabalhar.
Lembre-se que tem de ser você a tomar a decisão e a dar o primeiro passo!

Saiba como recomeçar:

Mantenha-se informada
Aproveite o tempo que está em casa para ler revistas e jornais, manter o contacto com colegas, estar atenta ao que se passa. Abandonar um emprego por causa da família não significa que deva excluir-se totalmente do mundo profissional.

Mantenha-se activa
Porque não aderir a uma organização de voluntários, um clube desportivo ou outra associação? Assim mantém contactos sociais e melhora as suas capacidades.

Reflicta
Pergunte-se a si mesma, antes de começar a mandar CV´s, o que quer fazer exactamente. Quer continuar no caminho da sua carreira anterior ou procura novos desafios?

Formação
Cursos e acções de formação adicionais ajudam a refrescar os seus conhecimentos antigos ou a desenvolver novos.

Defina as suas competências
Ficar em casa a tomar conta dos filhos não significa que as suas competências desapareçam instantaneamente. É verdade que algumas ficam ultrapassadas, mas ganhou seguramente algumas novas. Organizar, planear, coordenar, participar em reuniões de pais, etc.

O buraco no seu CV
Nas entrevistas, quando perguntem pelo período que esteve em casa, explique de forma positiva o que andou a fazer nesse período. Ou seja, não diga: 'Não trabalhei durante 2 anos' mas 'Durante dois anos fui mãe a tempo inteiro e vi a minha filha crescer'. Diga também que aproveitou para fazer algumas acções de formação.

Procure um trabalho temporário
Se não encontrar logo um bom emprego, veja se não pode trabalhar em part time durante algum tempo. Isto dá-lhe a oportunidade de melhorar novamente as suas competências sociais e profissionais enquanto continua a procurar o emprego que quer.

Papás, isto também é para vocês!
É obvio que todas estas dicas se aplicam também aos papás que querem recomeçar depois de uma interrupção profissional.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS