Carreiras

DICAS BOM DEMAIS PARA SER REAL? SEIS INDÍCIOS DE QUE A OFERTA É FALSA



08.02.2023



  PARTILHAR




Com a economia mundial a atravessar momentos de incerteza e a escalada da inflação e dos juros a pressionar a carteira dos trabalhadores, muitos estão a procurar segundos empregos, preferencialmente remotos, para equilibrar as contas no final do mês. As ofertas proliferam nas redes sociais e nas plataformas de recrutamento, mas atenção: o número de ofertas de emprego fraudulentas está a aumentar. Se lhe parecer bom demais para ser verdade, não forneça dados sem verificar a empresa, alertam os especialistas do LinkedIn, que dão várias dicas para identificar ofertas falsas.

1 - REDAÇÃO DUVIDOSA
Uma oferta de emprego semelhante a uma má tradução, com erros ortográficos e uma linguagem pobre, é um dos primeiros sinais de alerta a que deve estar atento para evitar ser burlado.

2 - SALÁRIO IRREALISTA
Ofertas com salários muito acima daquilo que é prática no mercado para a mesma função devem ser também um sinal de alerta para os candidatos.

3 - PEDIDO DE DADOS
Uma oferta que exija aos candidatos dados bancários para um suposto pagamento do salário logo na primeira fase do processo e antes da entrevista é para descartar.

4 - CONTACTOS SUSPEITOS
Verificar os contactos da oferta é obrigatório. Nem todos os anúncios indicam um nome de contacto, mas se algo lhe parecer estranho (números de telefone, correio eletrónico ou domínios duvidosos),  pesquise online se há relatos de fraude.

5 - EXIGÊNCIA DE DINHEIRO
Ofertas que exigem investimento inicial (seja para formação, equipamentos ou produtos) são de duvidar. O que procura é um rendimento extra, não mais encargos.

6 - EMPRESAS-FANTASMA
Poucas serão as empresas hoje que não têm informação online. Se já fez pesquisas e não encontra referências à empresa, não se candidate. 






DEIXE O SEU COMENTÁRIO