Carreiras

“Apostamos no talento para gerar soluções eficientes”

Benedita Miranda 48 anos, diretora-geral da nova Região Multilíngue do Grupo Sitel



16.12.2022



  PARTILHAR




A diretora-geral do Grupo Sitel em Portugal, Espanha, Itália e Grécia foi nomeada para liderar a nova região multilingue da empresa global de serviços de suporte (contact center). Além dos mercados que já liderava, Benedita Miranda passa a somar mais quatro: Bulgária, Roménia, Hungria e Egito. Sob a alçada da gestora portuguesa estará um universo de mais de dez mil funcionários, que asseguram as operações da Sitel num dos 19 centros de suporte multilingue (Multilingual Hubs) que operam nos mercados onde a empresa atua. O objetivo, diz Benedita Miranda, é “criar uma estratégia consolidada para os clientes globais”, centralizando na mesma região “Apostamos no talento para gerar soluções eficientes” Benedita Miranda 48 anos, diretora-geral da nova Região Multilíngue do Grupo Sitel a capacidade de prestar um serviço em mais de 35 idiomas e, assim, “simplificar a resposta aos clientes”.

Licenciada em Psicologia, Benedita Miranda há muito que se rendeu à gestão. A diretora- geral soma um percurso de mais de 20 anos de carreira ligado à gestão da experiência do consumidor (customer experience management), ao longo dos quais foi várias vezes distinguida pelo seu papel na  gestão de pessoas e serviço ao cliente. No grupo Sitel desde 2010, Benedita Miranda foi somando cargos de acrescida responsabilidade. Nos quatro países que já geria — Portugal, Espanha, Itália e Grécia — o grupo tem-se destacado pelo crescimento. “Temos crescido em Portugal a 30% ao ano e na Grécia, em menos de um ano, conseguimos aumentar a equipa para 700 colaboradores”, explica Benedita Miranda acrescentando que “em Espanha, conseguimos fazer uma grande transformação, inserindo cada vez mais este mercado na nossa estratégia global”. Ponto fulcral da estratégia de Benedita para crescer nos mercados onde lidera é a motivação e satisfação das equipas. Conhecida por praticar uma “gestão de proximidade”, a diretora- geral vinca a importância de envolver os trabalhadores nos destinos da empresa. “Trabalhamos muito a satisfação dos colaboradores e que as pessoas estejam felizes por trabalhar connosco. Esse foi um dos objetivos de começarmos a gerir Espanha e tem sido cumprido de uma forma muito positiva, com o suporte da equipa espanhola e regional”, realça.

A aposta da Sitel na criação dos centros multilingues foi, como explica Benedita Miranda, impulsionadas pela experiência do grupo em atrair, desenvolver e reter os melhores talentos nativos, para “oferecer aos clientes soluções eficientes em termos de custos e com elevada qualidade, para consolidar a sua experiência global de customer experience”. Um objetivo que quer consolidar nos mercados que agora assume.

 

FORMAÇÃO
É licenciada em Psicologia e possui um mestrado executivo em Marketing, pela Universidade Católica e um MBA pelo ESADE, em Barcelona

MISSÃO
“Liderar a Região Multilingue do grupo Sitel, criada para garantir que haja uma estratégia consolidada para os nossos clientes globais, em ter uma região que é capaz de dar serviço em mais de 35 diferentes línguas como uma unidade de negócio só, para ser mais simples para os clientes”

DESAFIO DE CARREIRA

“O maior desafio da minha carreira é conseguir equilibrar a minha vida pessoal e a minha vida profissional. Cada vez mais acho que se distingue menos aquilo que é a vida profissional e pessoal”

PERCURSO
Iniciou a carreira na área administrativa do Banco Espírito Santo (BES), enquanto concluía a licenciatura. Acabou por ficar no BES durante sete anos e quando saiu, aos 26 anos, já liderava uma equipa de 200 pessoas. Integrou a equipa da Transcom, como diretora de Contas, tornando-se ao fim de pouco tempo diretora de Contas para a região Sul da Europa (cinco países) e, depois, diretora de Site. Entra na Sitel, em 2010, com essa mesma função, tendo sido promovida a diretora-geral em 2013.

HOBBIES
Leitura
Caminhadas

LEITURA
“Encuentra Tu Persona Vitamina”, de Marian Rojas Estapé

Texto Cátia Mateus
Foto Tiago Miranda






DEIXE O SEU COMENTÁRIO