Consultor
Funções
O Consultor em início de carreira começa
por desempenhar tarefas de enquadramento e desenvolvimento das suas funções,
que incluem a procura de documentação e apoio a algumas
iniciativas de categorias superiores. Após adquirir alguma experiência,
este profissional começa então a assumir funções
com mais valor acrescentado, como o desenho de sistemas e apoio à
análise, algumas tarefas que implicam interacção
com o cliente, criação e elaboração de apresentações
de projectos, podendo dar-se o caso de supervisionar o trabalho de colegas
com menos experiência. O Consultor júnior começa a
ganhar mais responsabilidades na empresa à medida que começa
a participar nas execuções de projectos em que está
envolvido.
O Consultor Sénior assume normalmente funções
de um chefe de equipa, começando por liderar partes de um projecto
(técnica, funcional, etc) até ter capacidade para poder
liderar o projecto no seu todo, ainda que esta tarefa dependa da complexidade
de gestão funcional ou técnica de cada projecto. Este começa
por assumir tarefas que consistem no desenvolvimento de soluções
de alto valor acrescentado (que incluem o desenho de sistemas) e conhecimento
funcional do negócio.
O nível de responsabilidades sobre as
equipas de trabalho e interacção com o cliente vai aumentando
conforme a categoria em que o consultor sénior está integrado,
podendo chegar a desempenhar funções de carácter
comercial junto do cliente e de apoio ao trabalho comercial dos Managers
e Partners. Paralelamente, as tarefas de organização e gestão
do conhecimento interno à empresa vão sendo desempenhadas
pelas diferentes categorias de consultores séniores.