Carreiras

-Seja um detector de mentiras



01.01.2000



  PARTILHAR




Seja um detector de mentiras

Tem algumas dificuldades em perceber se lhe estão a mentir? Não consegue descobrir quando o estão a enganar? Aprenda a interpretar a linguagem corporal e a saber ver quando o querem enganar ou quando lhe estão a mentir descaradamente.



O seu chefe diz-lhe: "Está a fazer um excelente trabalho". A sua namorada / o seu namorado jura-lhe que não o/a anda a trair. Um empregado seu telefona-lhe para lhe dizer que não pode ir trabalhar porque está doente. Mentem ou não?

Será que você sabe realmente distinguir um mentiroso de uma pessoa sincera e verdadeira? Ou será que qualquer um o consegue enganar facilmente?

Veja que, afinal, não é assim tão difícil ser um detector de mentiras.


Comportamentos suspeitos

Por si só, certos comportamentos podem ser indicadores de stress ou de afectações pessoais. Uma certa atitude pode ocorrer por acaso, mas quando essa mesma atitude se repete duas e três vezes, já se começa a encarar como comportamento padrão. Por exemplo, quando pergunta a um vendedor de carros usados, se o carro x é de confiança ou não, o mais certo é que ele lhe minta.


Lista de comportamentos suspeitos:

Alterações na voz;
Mudanças no estilo de discurso;
Um aumento substancial de "ah" e "hum" enquanto se está a falar;
Alterações no contacto visual. Geralmente fazemos contacto visual durante ½ do tempo em que estamos a falar. É verdade que há pessoas mais tímidas do que outras, mas tome atenção quando estiver a falar com alguém, se, a um dado momento, essa pessoa começa a olhar noutras direcções e a não conseguir encará-lo directamente.
Afastar o corpo, nem que seja suavemente;
Tapar a cara com a mão, principalmente a boca;
Movimentos nervosos dos pés ou das pernas.


Não se esqueça que para conseguir aperceber-se destes comportamentos tem que ter um ponto de comparação. Para isso, nada melhor do que reparar como é que a pessoa se comporta e reage a assuntos "leves" e inofensivos.

Uma mescla de sinais

Quando se trata de tentar perceber a complexidade da linguagem corporal, há que tentar captar a sua totalidade de sinais. Quando alguém lhe está a dizer a verdade, as suas palavras, o seu rosto e a sua linguagem corporal têm de ser congruentes.

Quando achar que alguém lhe está a passar um sinal de que está a mentir, tente tirar mais informação sobre esse assunto. Esses sinais continuam aparentes? Isso pode confirmar as suas suspeitas.

Como é óbvio, não existe uma regra infalível na detecção de mentirosos. Algumas pessoas são brilhantes na arte da "camuflagem", principalmente se já andam a praticar há muitos anos. Mas se procurar por alterações de comportamento e pela mescla de sinais quando quer apanhar um mentiroso num assunto embaraçoso, vai melhorar em muito a sua capacidade de detector de mentiras.


SW






DEIXE O SEU COMENTÁRIO