Carreiras

- Imponha-se



01.01.2000



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Imponha-se!

Um líder ou um chefe tem de assegurar que é respeitado. O local de trabalho tem de ser um espaço de harmonia e entendimento, mas para isso é necessário haver disciplina de trabalho e respeito entre os colegas.



A melhor maneira de conseguir impor a ordem no local de trabalho é valorizar a contribuição e o potencial de cada um, para que estes se sintam motivados. Se todos estiverem motivados, não é preciso impor disciplina no local de trabalho.

Abstenha-se de usar métodos militares: o respeito e a disciplina não se conseguem com intimidações, mas sim separando as relações pessoais das profissionais e exigindo seriedade e profissionalismo. Comece por dar o exemplo.


Enquanto superior hierárquico deve:

Explicar a hierarquia da sua empresa, dê a conhecer a sua autoridade;

Dar importância às ideias e sugestões dos seus subordinados;

Premiar o mérito, assiduidade e o cumprimento de tarefas, para ter autoridade de questionar a sua equipa quando ocorrem erros;

Preservar, por mais descontraída que seja a relação com a sua equipa, alguma formalidade no tratamento, para não correr o risco de ser desobedecido;

Ter o hábito de discutir as mudanças e orientações da empresa para não haver mal-entendidos e reforçar a sua autoridade como portador de toda a informação referente à empresa;

Saber admitir os seus erros;

Evitar falar mal de colegas ou da empresa onde trabalha;

Seguir as normas, mas não se restringir ao seu papel de superior hierárquico. Seja inovador e activo, não se limite a mandar e contribua para aumentar a produtividade;

Conheça o perfil das pessoas que trabalham consigo e mostre o seu. Assim não há enganos, todos sabem o que esperar uns dos outros.

Tenha presente as aptidões daqueles com quem trabalha, para não pedir tarefas que não estejam ao alcance deles.

Se for directo no tratamento dado aos seus colegas e explicar quais as metas a cumprir na empresa, torna-se mais fácil obter resposta àquilo que pretende.

Não se abstenha de resolver os problemas que surjam no local de trabalho, use diplomacia e bom senso para pôr os subordinados na ordem.

CN






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