Notícias

Lideranças empáticas precisam-se

Lideranças empáticas precisam-se

Reter talento e investir em equipas globalmente mais felizes são os desafios-chave que os gestores de Recursos Humanos enfrentam no curto prazo para salvaguardar a sustentabilidade dos negócios.

08.02.2023


  PARTILHAR



Iniciamos o ano com uma bagagem de incerteza. A ameaça à sustentabilidade é uma agressão real que carece de respostas estratégicas em todas as vertentes que envolve o termo. É a ação necessária que tem de estar no coração das estratégias que asseguram o futuro a prazo da sociedade, da economia, do planeta e da espécie humana. Está nas mãos dos líderes. 

O mercado de trabalho não é exceção: vive-se uma metamorfose com a inversão da relação de poderes entre oferta e procura. No mundo digital de hoje, onde os profissionais gozam de um poder sem precedentes e não têm pudor em exercê-lo, os líderes precisam de ser mais adaptáveis e alinhados com os valores e expetativas da sua força de trabalho.  

Reter talento e investir em equipas globalmente mais felizes são os desafios-chave que os gestores de Recursos Humanos enfrentam no curto prazo para salvaguardar a sustentabilidade dos negócios onde assumem globalmente um papel ainda mais preponderante do que no passado recente. 

A atração e retenção de talento, a saúde física, mental e financeira dos profissionais, bem como a empregabilidade a longo prazo, não podem estar alheadas da capacidade de uma empresa que quer criar valor no mercado, desempenho sustentável, movida por um motor bem oleado com equipas comprometidas e empenhadas.  

Os empregadores enfrentam uma concorrência feroz por talento. Neste ambiente, é sensato apostarem no tabuleiro da excelência e jogar com todas as peças estrategicamente em cada etapa da jornada de emprego: na atratividade, na inclusão, na formação dos ativos em vez da substituição de pessoas cujas competências estão desatualizadas, no propósito da empresa, nos valores e na escolha criteriosa dos seus líderes. Porque, se as ações que visam a sustentabilidade dos negócios não estiverem ancoradas num estilo de liderança empática, o negócio desmorona pela base, que é a força de trabalho. 

Nunca haverá práticas organizacionais bem-sucedidas sem este modelo de liderança, reconhecida por muitas organizações como a chave para a sustentabilidade dos negócios. 

A liderança empática que ouve e dá feedback construtivo, que tem uma abordagem holística às suas pessoas, que valoriza o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que está consciente que o salário é uma ferramenta para atrair, mas insuficiente para fixar talento, que investe em práticas circulares da sua força de trabalho e reconhece o valor das expetativas de carreira, que vê na diversidade de perfis um potencial colaborativo, que sabe que a felicidade das suas pessoas tem uma relação direta com a sua performance, estará mais capacitada para lidar com o peso da bagagem da incerteza.  

Mais do que nunca, em 2023, líderes empáticos precisam-se!

Por Alexandra Andrade, Country Manager Adecco Portugal



OUTRAS NOTÍCIAS
Utilização excessiva de computador, email ou WhatsApp pode causar burnout

Utilização excessiva de computador, email ou WhatsApp pode causar burnout


Utilização excessiva de computador, email ou WhatsApp pode causar burnout Os problemas psicossociais e físicos gerados pelo prolongamento da jornada de trabalho, muitas veze...

Perguntas comportamentais comuns numa entrevista

Perguntas comportamentais comuns numa entrevista


Quando existe um grupo de pessoas a trabalhar para um objetivo comum, tal como no local de trabalho, os recrutadores querem saber como é que os colaboradores irão reagir a diferentes cir...

Otimize o seu perfil de Linkedin

Otimize o seu perfil de Linkedin


Há poucas empresas que não utilizam o LinkedIn para estudar o perfil dos seus candidatos, o que não surpreende, uma vez que é a rede social profissional mais difundida no m...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS