Notícias

Como brilhar numa entrevista de emprego

Como brilhar numa entrevista de emprego

A Adecco Portugal sugere-lhe a forma mais correta de responder às perguntas que lhe forem colocadas com recurso à técnica STAR. 

08.02.2023


  PARTILHAR



Descobre como podes ser mais eficaz numa entrevista de emprego através da metodologia STAR

 O conceito STAR, que envolve quatro elementos – SITUAÇÃO, TAREFA, AÇÃO, RESULTADO – é uma boa metodologia para definir respostas objetivas numa entrevista de trabalho que envolvam tópicos de caráter comportamental. É uma baliza estratégica para responder eficazmente a qualquer questão colocada de forma detalhada, mas simultaneamente concisa. Não se perde tempo e ganha-se pontos perante o recrutador. A ADECCO PORTUGAL sugere-lhe a forma mais correta de responder às perguntas que lhe forem colocadas com recurso à técnica STAR.  

Uma entrevista de emprego, independentemente de o contexto de mercado estar favorável aos candidatos, envolve sempre alguma apreensão, sobretudo quando as soft skills são particularmente valorizadas. Como dar respostas concisas e detalhadas a uma pergunta durante uma entrevista de trabalho que valorize o comportamento e personalidade perante o recrutador?  

Uma entrevista STAR analisa o que fez no passado em situações específicas e, portanto, dá ao recrutador uma ideia das suas possíveis ações futuras. Pense sempre que numa entrevista com esta metodologia, o recrutador procura saber como se comportou numa situação da vida real, o valor acrescentado na resolução dessa situação e como define diferentes situações comuns no local de trabalho. 

Geralmente, não há uma resposta certa ou errada a questões de comportamento. O que se pode fazer, contudo, é utilizar estratégias que ajudam a responder à pergunta da forma mais eficaz. 

Leia o exemplo e idealize que o tipo de abordagem descrito é válido para demonstrar o seu perfil de comportamento em contexto de trabalho de forma muito objetiva, seja qual for a questão colocada. A metodologia STAR é, de facto, uma enorme ajuda! 

 

SITUAÇÃO 

Defina a SITUAÇÃO, dando ao entrevistador o contexto. Refira situações específicas do local de trabalho sobre uma questão específica. Por exemplo, se perguntarem “Qual o maior desafio que superou?”, deverá descrever a situação real com que lidou, mas também mostrar a sua definição de desafio. 

TAREFA 

Depois, relativa a essa situação passe a descrever a TAREFA, ou seja, as responsabilidades que tinha nesse contexto. Mostre qual era o seu papel e valor desde o início: não apenas o que se esperava de si, mas também o que pensava que se esperava de si. Mais uma vez, desenvolve a forma como define estas situações e mostra como compreende o seu papel. 

AÇÃO 

A seguir, destaque a AÇÃO, enunciando o que fez para ultrapassar ou resolver aquela situação específica, de forma detalhada e concisa, mostrando exatamente como agiu. Deve destacar cada ação, explicando o raciocínio por detrás dela. Esta abordagem irá ajudar o recrutador a antecipar como o seu comportamento passado se manifestará no futuro. 

RESULTADO 

Só na parte final deve abordar os RESULTADO que ocorreram nessa situação, decorrentes da sua abordagem, comportamento e ações. O foco está nos detalhes do resultado e perceber como é que as suas ações conduziram para o obter. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Lideranças empáticas precisam-se

Lideranças empáticas precisam-se


Iniciamos o ano com uma bagagem de incerteza. A ameaça à sustentabilidade é uma agressão real que carece de respostas estratégicas em todas as vertentes que envolve ...

Utilização excessiva de computador, email ou WhatsApp pode causar burnout

Utilização excessiva de computador, email ou WhatsApp pode causar burnout


Utilização excessiva de computador, email ou WhatsApp pode causar burnout Os problemas psicossociais e físicos gerados pelo prolongamento da jornada de trabalho, muitas veze...

Perguntas comportamentais comuns numa entrevista

Perguntas comportamentais comuns numa entrevista


Quando existe um grupo de pessoas a trabalhar para um objetivo comum, tal como no local de trabalho, os recrutadores querem saber como é que os colaboradores irão reagir a diferentes cir...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS