Notícias

Otimize o seu perfil de Linkedin

Otimize o seu perfil de Linkedin

Adecco Portugal reuniu oito dicas para otimizar o seu perfil no LinkedIn. Porque não basta marcar presença, é necessário atualizar, dirigir para manter o networking a funcionar a seu favor.

 

24.01.2023


  PARTILHAR



Há poucas empresas que não utilizam o LinkedIn para estudar o perfil dos seus candidatos, o que não surpreende, uma vez que é a rede social profissional mais difundida no mundo. Independentemente da posição que procura, é muito importante para encontrar a posição mais adequada às suas competências pessoais e profissionais, por isso a Adecco Portugal reuniu oito dicas para otimizar o seu perfil no LinkedIn. Porque não basta marcar presença, é necessário atualizar, dirigir para manter o networking a funcionar a seu favor.

 

Desde a sua fundação, em 2002 até agora, o LinkedIn tem 610 milhões de utilizadores de mais de 200 países. É uma das melhores ferramentas online para trabalhar em rede com profissionais, mostrando a sua educação e experiência profissional em todo o mundo, tornando mais fácil a procura de emprego.

Sendo uma rede social bidirecional, por um lado permite aos recrutadores acederem aos perfis dos profissionais, bem como aos dos jovens talentos que estão aptos a ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez. O primeiro contacto para a deteção de talento acontece frequentemente no LinkedIn.

Por outro lado, se o perfil empresarial for bem trabalhado pelas empresas, permite aos utilizadores terem um conhecimento prévio das organizações e filtrarem numa primeira impressão os valores, posicionamento, entre outras informações, que lhe poderão ser extremamente úteis para direcionar a sua pesquisa por uma posição de trabalho ajustada às suas competências, expetativas e valores.

Assim, é muito relevante ter um perfil que cause impacto e capte a atenção dos recrutadores. Para otimizar o seu LinkedIn o mais possível, siga as dicas da Adecco Portugal.

 

  1. Destaque os seus pontos fortes

A primeira pessoa para quem deve ser claro que tem um perfil adequado a um determinado trabalho é você mesmo. Esqueça os preconceitos de género, idade e educação. Se é qualificado, é qualificado. Que o resto do mundo também o saiba.

Analise-se em profundidade e descubra quais são os seus pontos fortes. Em seguida, realce-os e difunda-os no LinkedIn. Deixe de lado quaisquer preconceitos. Por exemplo, se ainda não tem experiência, destaque o que aprendeu até agora; ou se é o seu primeiro emprego, reflita a sua vontade de aprender e desenvolver a sua carreira.

  1. O LinkedIn é apenas um meio para encontrar emprego

O trabalho não está no LinkedIn. A rede social é apenas um meio de comunicação. Deve obter a atenção dos recrutadores para que eles o entrevistem pessoalmente. Tenha em mente que os processos de recrutamento não são normalmente realizados online, daí a importância da entrevista pessoal que irá validar junto dos recrutadores se é o talento certo para preencher determinada posição.

  1. Seja paciente

As respostas nunca são imediatas quando inicia a sua pesquisa de emprego online. Aguarde, porque se o seu perfil for adequado para “aquela” posição, já se colocou na mira dos recrutadores. Este é um passo vital e a espera vale a pena.

  1. Estabeleça objetivos realistas

Numa estratégia onde utiliza o LinkedIn para encontrar emprego, é necessário estabelecer objetivos realistas. Não procure apenas qualquer trabalho e qualquer empresa, porque nem todas podem ter necessidade de um perfil como o seu ou que funcione de forma a enquadrar as suas competências.

É altamente recomendável que elabore uma lista de empresas que lhe interessam. O LinkedIn facilita-lhe a tarefa de pôr-se em contacto com elas e relevar o seu perfil como potencial talento.

  1. Adapte o perfil de acordo com os seus objetivos

É de pouca utilidade ter um perfil muito genérico, incompleto ou desatualizado. Agora que já decidiu para que empresas gostaria de trabalhar, é tempo de orientar o seu perfil em conformidade e deixar claros os seguintes pontos:

  • Que posição quer ocupar e quais são as suas aptidões e capacidades para a desenvolver;
  • Indique subtilmente que está à procura de um emprego. Não se trata de uma questão de desespero. Deve mostrar interesse no novo emprego, mas se não o conseguir, haverá muitos mais;
  • Preste especial atenção ao título do seu perfil profissional, ao resumo do perfil pessoal/profissional e à sua experiência. Tente usar palavras-chave para que apareça no topo das pesquisas dos recrutadores.
  1. Seja objetivo

Depois de preencher o seu perfil no LinkedIn, seja objetivo na revisão. Peça feedback à família ou amigos e seja recetivo aos comentários e sugestões para melhorar.

  1. Prática de redes

Tire o máximo partido dos benefícios do LinkedIn: expandir a sua rede nunca foi tão fácil, mas certifique-se de que são contactos valiosos que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

Se o objetivo é encontrar emprego, a sua rede de contactos deve ser dominada por recrutadores, profissionais que já trabalham na empresa que lhe interessa, empresas que atraem a sua atenção, utilizadores com muitos contactos para o ajudar a expandir a sua própria rede.

Não se esqueça de enviar mensagens personalizadas sempre que se quiser ligar a outro profissional: de vez em quando, deve manter conversas com os seus contactos. Não acumule contactos por acumular, qualifique-os porque são valiosos.

  1. Descubra o LinkedIn pesquisa de emprego

Não, esta não é a clássica aplicação móvel LinkedIn. Trata-se de uma ferramenta centrada exclusivamente na procura de novos empregos. O seu funcionamento é bastante simples e intuitivo e permite-lhe configurar as suas preferências para encontrar trabalho e pesquisar ofertas por palavras-chave.



OUTRAS NOTÍCIAS
Como manter a concentração no trabalho?

Como manter a concentração no trabalho?


Cada profissão, o seu carma: em todas as funções há picos de trabalho, sendo desejável garantir o seu bem-estar aproveitando alguns momentos para enriquecimento pess...

7 Tendências do Mercado do Trabalho para 2023

7 Tendências do Mercado do Trabalho para 2023


DESAFIOS DE LIDERANÇA EM 2023    Depois da pandemia, seria expetável que o mercado de trabalho regressasse a uma relativa normalidade, o que não aconteceu. O conflito ...

Top 10 das profissões na área das Tecnologias de Informação (TI)

Top 10 das profissões na área das Tecnologias de Informação (TI)


As mudanças vertiginosas na tecnologia têm trazido imensas mudanças na forma como executamos as tarefas diárias, do trabalho ao lazer, passando pelos cuidados de saúd...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS