Cultura empresarial no sector da consultoria
Autonomia e empowerment
Os consultores apreciam muito a liberdade e autonomia na execução das
suas tarefas. A pressão do número de dias facturáveis é muito alta. O
sector é flexível em relação ao pessoal, horas flexíveis e possibilidade
de trabalhar em casa?
Comunicação, conhecimentos
e informação
A estagnação dos seus conhecimentos pode ser motivo de despedimento. É,
portanto, importante aprender constantemente.
A gestão de conhecimentos é essencial porque são os conhecimentos que
vendem.
A maioria das empresas tem bases de dados com informações sobre projectos,
muitas vezes de todo o mundo. Isto é necessário por causa da grande rotação
de pessoal no sector. A transferência de conhecimentos através destas
bases de dados tem duas formas, por um lado é instrutiva: aprende muito
ao usá-las, por outro lado aprende muito ao introduzir os conhecimentos
adquiridos na base de dados, ao fazê-lo tem que pensar explicitamente
neles e na sua experiência de aprendizagem.
São normais reuniões frequentes em que se recolhem ideias junto dos trabalhadores
ou se discutem dossiers problemáticos.
O sector usa frequentemente um sistema com supervisores ou conselheiros.
Os colaboradores jovens têm uma espécie de padrinho ou madrinha, alguém
de um nível mais alto, a quem podem perguntar várias coisas e que é responsável
pelo acompanhamento, controlo e avaliação deles.
Trabalhar em projectos determina em grande medida a maneira de colaborar
e de lidar uns com os outros neste sector. O facto de se trabalhar com
uma equipa diferente para cada projecto pode fazer com que aprendam coisas
novas.
Criatividade
Em algumas empresas a criatividade não é muito importante e os aconselhamentos
são construídos a partir de experiências anteriores. Noutras empresas
existe um prémio para a solução mais criativa. Se tiver uma ideia muito
boa recebe um orçamento para desenvolvê-lo. Às vezes é difícil ser criativo
por causa da pressão do tempo e recorre-se necessariamente à experiência
anterior.
A criatividade não pode ser um objectivo em si. O processo criativo tem
que oferecer também uma mais valia no plano de conteúdo.
Organizações de aprendizagem
Geralmente, nestas empresas, lida-se com os processos de aprendizagem
e de empowerment de uma forma muito particular:
lidar com erros: geralmente os erros não são motivo de despedimento.
Os conhecimentos são importantes: os consultores têm muitas oportunidades
para participar em acções de formação, há muitas possibilidades para
trocar conhecimentos e há várias bases de dados à disposição, em vários
sítios.
empowerment: muita liberdade e autonomia na execução das tarefas.
organizações horizontais: são os níveis superiores que tomam as decisões
estratégicas. Por causa do crescimento no sector verifica-se cada vez
mais estrutura e hierarquia nas empresas.