Carreiras

CE e a candidatura



01.01.2000



  PARTILHAR




Cultura empresarial e a candidatura

Muitas vezes, quando nos candidatamos, fixamos-nos apenas na função que vamos ter. Claro que a função é importante, mas ainda mais importante é sentirmo-nos bem no novo emprego. Afinal vamos passar cerca de 8 horas por dia lá.

Sentirmo-nos bem ou não numa empresa depende, em parte, da cultura que nela se vive. Só depois de trabalhar na empresa algum tempo vai saber qual é a cultura instituída. Se estiver atento, poderá descobrir alguns indicadores durante o processo de candidatura.

O anúncio
A forma do anúncio pode dizer muitas coisas. Se ele mostrar pessoas novas e sorridentes ou se o lay-out for alegre, pode partir do princípio que a CE apresenta características semelhantes. Se, ao contrário, o anúncio for formal, sem cores ou fotografias e com uma linguagem fria, já sabe o que o espera. A mesma coisa se aplica aos websites das empresas.

Decoração
O aspecto do local onde vai trabalhar fornece-lhe também sinais importantes. As instalações estão decoradas com muitas cores ou o cinzento é o tom principal? Empresas que acham que é importante que o pessoal se sinta à vontade escolhem cada vez mais um ambiente de escritório colorido. O design é ligeiro e moderno ou formal e antiquado.

Etiqueta
A etiqueta pode ser formal mas também amigável.
Os colegas à sua frente durante a entrevista tratam-se pelo nome ou têm um relacionamento mais distante? O responsável dos RH continua a tratá-lo por você ou passa rapidamente para tu? Veja como as pessoas na empresa se comportam enquanto estiver à espera de ser chamado ou quando passa nos corredores a caminho da sala da entrevista. Vê pessoas a rir nos gabinetes ou reina um silêncio de morte em que toda a gente está totalmente concentrada no monitor?

O que vestir
Veja o que as pessoas na empresa vestem. Fatos? Então espera-se provavelmente o mesmo de si. Toda a gente usa jeans e t-shirts? Então poderá também vestir-se à vontade.

Relações hierárquicas
Há muitos elos intermédios entre o director e o simples trabalhador na estrutura da empresa ou, pelo contrário, a distância é pequena e todos estão muito próximos uns dos outros? Veja por exemplo como o responsável dos RH trata o seu chefe directo.

Iniciativa
Tente descobrir durante a entrevista se as suas ideias e observações são apreciadas. A resposta mostrará se você, com a sua ousadia, sentido de iniciativa e ambição ficará bem nesta empresa.

Estrutura de controlo
Pergunte o que acontece normalmente se chegar atrasado ou tiver que sair uma hora mais cedo. Pode esperar um drama destas coisas ou há flexibilidade? O mesmo é válido para as suas tarefas. Quem acompanha as suas actividades e em que medida se espera que os ponha ao corrente do que tem feito? Se você for do tipo boémio pode ter problemas se tiver que apresentar diariamente um relatório do que fez ou não fez.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNT MANAGER

Michael Page Portugal

ACCOUNTANTS PAYABLE / FLUENTE EM FRANCÊS

Spring Professional Portugal

ACCOUNTING MANAGER/CHARTERED ACCOUNTANT

Experis Finance, HR, Tax & Legal