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01.01.2000



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Tipos de cultura empresarial

É difícil dividir as culturas empresariais em categorias, dado que cada empresa tem a sua própria cultura. Contudo, é possível distinguir alguns modelos básicos.

Cultura do poder
Todas as relações na empresa são baseadas no poder.
O resultado são muitas brigas internas à volta de posições e privilégios. Esta forma dura e competitiva de relacionamento assusta muitos trabalhadores.

Cultura de funções
Muito habitual na função pública.
Tarefas, competências e responsabilidades são detalhados nos regulamentos e manuais.
O principal problema desta cultura é o seu carácter inflexível e a discordância quando as tarefas se sobrepõem. Existe também um alto consumo de tempo na execução das mesmas.

Cultura de tarefas
Aqui o objectivo é primordial. A autoridade tem a sua origem no profissionalismo e nos conhecimentos. Passa-se rapidamente à acção e há lugar para o improviso.
Regras e processos que podem obstruir o trabalho não são bem vindos e há pouca atenção para os aspectos sócio-emocionais. Quem não se defende ou não consegue acompanhar o ritmo é simplesmente substituído.

Cultura de pessoas
Aqui é o indivíduo que está no centro das atenções.
A empresa existe para as pessoas e não o contrário.
Neste tipo de cultura empresarial dá-se muita atenção aos talentos e à concretização das ideias.
Esta cultura pode-se encontrar sobretudo em empresas jovens e idealistas.






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