Notícias

Uminho «acorda» jovens cientistas

27.08.2004


  PARTILHAR




Cátia Mateus


A UNIVERSIDADE do Minho (UM) quer despertar as vocações científicas dos alunos portugueses convidando-os a "vestirem" a pele de cientistas.

O projecto "Hands-on Science" decorre da mente inovadora de Manuel Filipe Costa, professor do departamento de física da UM. Nasceu naquela instituição de ensino e já marca presença em vários países da Europa. A grande meta é instituir a ideia de que a ciência aprende-se experimentando e por isso é fundamental dar aos alunos as condições para "fazerem ciência".

O "Hands-on Science" é uma rede europeia cujo objectivo é levar a ciência às escolas. Trata-se de um projecto transversal que abrange todos os níveis de ensino e tem particular enfoque no secundário, onde a necessidade de despertar vocações científicas assume um papel determinante.

Partindo do pressuposto de que o "acordar" para a ciência deve ser feito quanto antes, este projecto tem o propósito de actuar junto das escolas fomentando o desenvolvimento de práticas experimentais na sala de aula e contribuindo para que os alunos façam ciência ao invés de apenas verem como se faz.
Para o responsável, "os alunos chegam à universidade sem estarem preparados neste campo".

Entre as principais lacunas Manuel Costa aponta a ausência de hábitos e procedimentos, decorrentes de ensino demasiado teórico, que são fundamentais em ciência. Uma realidade que é preciso modificar.

Através deste projecto, serão criados "websites" interactivos, "kits" educacionais, diversos materiais de apoio e várias ferramentas de simulação laboratorial. Estes materiais estarão ao dispor da comunidade escolar. Mas para Manuel Costa "é fundamental que as instituições de ensino desempenhem um papel activo junto dos alunos, promovendo clube de ciência, concursos e outras actividades".

Para começar, está já a decorrer o Concurso Europeu de "Ideias para Feiras da Ciência" que abrange toda a União Europeia e decorre até Julho de 2006.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


COMPRADOR - INDIRECTOS

Michael Page Portugal

CONSULTOR DE INCENTIVOS FINANCEIROS

Michael Page Portugal

CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal