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Uma ‘revolução‘ na cultura

02.05.2003


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Cátia Mateus

SE UM mapa nos guia por caminhos já conhecidos, uma ideia mostra-nos que ainda existe muito por explorar e conquistar. Foi com base neste pensamento que há cerca de três anos Ana Fernambuco e Inês Câmara se lançaram no mundo empresarial e criaram a Mapa das Ideias.







B.I. de uma empresa de sucesso



Uma empresa especificamente vocacionada para a criação de projectos e experiências ligadas à área cultural e patrimonial. Na Mapa de Ideias concebem-se soluções, produzem-se ideias e conteúdos, encarando sempre a cultura como o caminho privilegiado para a cidadania. Um desafio a perder-se no desconhecido cultural, sempre com um mapa bem traçado.

Ana Fernambuco e Inês Câmara cedo compreenderam que o seu futuro passaria pelo mundo empresarial. Com formação académica na área da sociologia e da comunicação, as duas empreendedoras encontraram na área cultural um nicho de mercado. "Na altura em que projectámos a empresa, o objectivo era construir um espaço para concretizar experiências e projectos ligados à cultura e ao património, tendo como meta o contributo para uma cidadania mais activa", explica Inês Câmara.

Na realidade, se a criação da empresa foi algo bem ponderado nunca residiram dúvidas de que a sua actuação seria centrada na área cultural. É que para Ana Fernambuco, "é cada vez mais essencial que a cultura seja vista como factor de inclusão social. Fala-se muito na cidadania social e na falta de participação da sociedade civil e em Portugal é notório que a cultura e o património estão longe do quotidiano da esmagadora maioria das pessoas".

Uma "relação" que as duas empreendedoras querem estreitar. "Nos museus e nas autarquias há muito boa vontade, mas faltam recursos humanos e financeiros para implementar certo tipo de actividades ou estratégias", explicam. É precisamente neste campo que se centra a actividade da Mapa das Ideias. Trata-se de criar "caminhos alternativos" para dinamizar a cultura e o património.

"Na Mapa das Ideias, resolvem-se problemas e concebem-se soluções", assegura Inês Câmara. A empresa actua ao nível da formação, investigação, comunicação e serviços educativos, sempre tendo a cultura como base de actividade.

Os principais clientes desta empresa são os museus e outras instituições ligadas ao património. Cada caso é um caso, com problemas distintos e soluções estudadas à medida. Talvez por isso Ana Fernambuco faça questão de referir que "o que verdadeiramente define a nossa empresa são os clientes".

A Mapa das Ideias fornece serviços e produtos estruturados para reforçar a missão da instituição cultural. E para que o sucesso fosse inquestionável neste campo, as duas empreendedoras rodearam-se de colaboradores em várias áreas de formação, desde a pedagogia à psicologia, passando pela museologia, animação cultural, "design", ciências sociais. Uma equipa flexível, "concebida à medida de cada projecto", assegura Inês Câmara.

Mas se a ideia inicial era forte e bem estruturada, na criação desta empresa nem tudo foram facilidades. "Não sabíamos nada sobre criação de empresas e tínhamos um projecto que parecia megalómano", relembram. E para ultrapassar esta questão contaram com o apoio da Associação Portuguesa das Mulheres Empresárias (APME) e com muita determinação. Ainda assim, confessam que a gestão corrente do negócio foi uma dor de cabeça.

Na criação da empresa investiram cerca de 7500 euros, totalmente aplicados em equipamentos. Para as empreendedoras, a Mapa de Ideias está em fase de consolidação e prepara novas apostas, nomeadamente ao nível da formação de agentes culturais "onde já temos uma actividade muito intensa".

A quem queira criar a sua própria empresa alertam: "um negócio não é simplesmente uma forma de ganhar dinheiro. Existem muitos riscos, alguns nem sequer ligados ao sector financeiro, mas sim ao imprescindível capital humano".


B.I. de uma empresa de sucesso

Nome: Mapa das Ideias
Data de criação: 1999
Responsáveis: Ana Fernambuco e Inês Câmara
Área de actuação: Desenvolvimento de projectos, investigação e formação na área cultural e patrimonial
Investimento Inicial: 7.500 euros
Principais clientes: Museus e outras instituições ligadas ao património e cultura
Postos de trabalho criados: três (a tempo inteiro) e dezenas de colaboradores em várias áreas
Lema: Procurar novos rumos e traçar novos "mapas" tendo a cultura como eixo principal de cidadania
Objectivos: Colocar a cultura e o património no quotidiano dos portugueses, eliminando as barreiras que limitam o acesso dos portugueses à cultura
Estrutura: Empresa de pequena dimensão com uma estrutura flexível, centrada na qualidade do serviço prestado e determinação dos recursos humanos
Estratégia: Consolidar a sua posição no mercado e investir na vertente formativa através da criação e colocação no mercado de vários cursos. A curto prazo será lançado um novo "website" (www.mapadasideias.pt) que se quer um ponto de encontro privilegiado entre clientes, parceiros e colaboradores
Parceiros de negócio: "Create It", uma empresa ligada às tecnologias de informação
Conselhos: Ponderação. Uma empresa não é apenas uma forma de ganhar dinheiro.
Valores fundamentais: O capital humano


 





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