Fernanda Pedro
PERTO de completar um ano de existência, o Portal
Universia já representa 95% do colectivo universitário português.
Criado com a finalidade de incorporar 100% das universidades portuguesas
no menor tempo possível, possui neste momento 17 universidades
- públicas e privadas - associadas ao projecto.
Parceria 'off-line'
"Podemos dizer que o Universia cumpriu em larga
escala com os objectivos para os quais foi criado, se bem que a cada dia
que passa, os horizontes e desafios delineados para este projecto são
cada vez mais amplos", refere Pedro Monteiro director-geral daquela
entidade, que aprofundou recentemente a sua parceria com o EXPRESSO Emprego
(ver caixa).
O Universia foi criado em Espanha em 2000 por diversas universidades e
pelo Santander Central Hispano, tendo como sócios fundadores 31
universidades espanholas, a Conferência de Reitores e o Conselho
Superior de Investigação Científica.
Na criação deste projecto, foram definidos alguns objectivos:
tornar-se o portal universitário de referência no mundo ibero-americano
com uma clara liderança na capacidade de inovação
e introdução de ideias no âmbito das novas tecnologias;
actuar como um mecanismo eficaz para desenvolver a sociedade da informação
no âmbito universitário ibero-americano; contribuir para
a melhoria da imagem e da qualidade do serviço da universidade
perante a sociedade e criar uma fonte adicional de receitas para as universidades.
Servir as universidades
Relativamente a Portugal, a Universia tem como dever e missão criar
projectos de valor acrescentado em que a inovação e a prática
da excelência têm de estar permanentemente presentes. "A
nossa missão e foco é servir as universidades e os universitários",
realça Pedro Monteiro.
Além disso, a empresa propõe ainda manter um controlo muito
apertado dos custos, "através de equipas bastante versáteis
e com elevados índices de produtividade. Esta política tem
permitido o crescimento sustentado do portal, estando agora a nossa actividade
virada para a obtenção de proveitos que permitam no tempo
consolidar o projecto", explica o director-geral.
Para este ano, o Universia pretende melhorar continuamente os serviços
e conteúdos já existentes no portal. Pedro Monteiro adianta
alguns pontos estratégicos de actuação: "Lançámos
uma área de diversão - o Inverso, altamente focada em actividades
e informações extra-curriculares para os estudantes, encontrando-se
em desenvolvimento novas áreas de grande relevo que consideramos
ferramentas fundamentais para a comunidade académica".
Além deste novo serviço, Pedro Monteiro salienta que o portal
vai continuar a abrir Salas Universia nas universidades, que estão
equipadas com computadores que permitem aos professores, alunos e pessoal
não docente navegar na Internet e realizar trabalhos de investigação.
Outro dos objectivos da Universia para 2003 passa pela incrementação
do número de associados e o número de visualizações
na Web, bem como os serviços de valor acrescentado para a comunidade
académica, "de forma a consolidar o já maior portal
universitário português", refere.
Quanto ao panorama do ensino superior em Portugal, Pedro Monteiro revela
que existe um excesso de oferta. "A capacidade instalada nas universidades
privadas estará hoje ocupada a cerca de 30%, verificando-se nos
últimos cinco anos o não preenchimento de todas as vagas
disponibilizadas pelas universidades públicas", sublinha.
A razão deste excesso deve-se à inversão da pirâmide
demográfica associada à percepção de que a
frequência do ensino superior não trará valor acrescentado
às carreiras profissionais.
"Com isto acresce a proliferação de cursos de 'banda
estreita', o excesso de oferta em várias áreas e a falta
de oferta noutras, a má qualidade de muitos cursos e a própria
estrutura da economia portuguesa que se baseia ainda em factores de competitividade
relacionados com o preço da mão-de-obra e não com
a sua produtividade e competitividade", acrescenta o director
da Universia.
A aposta na formação contínua
A universidade tem procurado minorar o problema através da aposta
na formação avançada e na pós-graduada. Contudo,
também para este responsável, esta oferta começa
a apresentar sinais de crescimento negativo do lado da procura.
Surge, entretanto, a tentativa de introduzir no ensino superior o conceito
de formação ao longo da vida, que pretende ir além
de formação recorrente. "As universidades movem-se
agora para campos de formação profissional para o qual não
estão vocacionadas, causando perplexidades internas, e ainda do
ponto de vista externo face à inadequação dos programas
comunitários destinados à formação profissional
a uma estrutura de ensino de natureza universitária",
explica.
Neste ambiente, Pedro Monteiro crê que "os vários
esforços existentes nesta matéria não são
ainda a regra do sistema, o qual necessita de enfrentar um choque de exigência
em matéria de qualidade, para reconverter profundamente a oferta
de ensino", conclui.
Parceria 'off-line'
O UNIVERSIA pretende neste momento alargar as suas parcerias
e estender a sua acção um pouco além das fronteiras
universitárias. Para os jovens licenciados a entrada na vida activa
é um passo difícil e para os ajudar na inserção
do mercado de trabalho, o portal acabou de criar uma parceira com o Expresso
Emprego.
"O Universia captou um segmento para o qual também está
vocacionado, que são os recém-licenciados à procura
do primeiro emprego. Não queremos que os jovens sintam que a universidade
os abandona assim que terminam a sua licenciatura", refere Pedro
Monteiro.
Segundo este responsável, a universidade tem como missão
acompanhar e apoiar o aluno ao longo de toda a sua vida e foi com esse
propósito que considerou vital esta parceria. "Contamos
com o apoio, experiência e imagem desta marca junto do segmento
pós-universitário em particular e do público em geral.
Esta parceria, até aqui no formato 'on-line', foi agora reforçada
com o formato 'off-line', no papel", conclui.