As Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e a Universidade dos Açores estão ligadas em rede. Entre si, e também com outras congéneres internacionais onde diariamente se formam médicos. Estas instituições de ensino são as beneficiárias da plataforma educativa da Janssen Portugal, a empresa farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, que pretende colocar a tecnologia ao serviço da ciência e da medicina num projeto pioneiro a nível nacional. Ao longo dos próximo cinco anos, a empresa investirá cerca de um milhão de euros para criar nas instituições de ensino que asseguram a formação de médicos, salas de educação virtual que permitam “encurtar as distâncias, ligar universidades e promover uma comunicação mais eficaz para a disseminação de conteúdos de educação médica”.
As primeiras Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen (assim designadas em memória do médico e investigador que fundou a companhia farmacêutica em 1953) já estão em funcionamento e reúnem “tecnologia de ponta na área da telepresença, que permitirá uma maior ligação à rede internacional de investigadores, contribuindo para a excelência da educação médica”, explica José António Burón, director-geral da Janssen Portugal. Cada uma das quarto salas já em funcionamento, dispõe de um sistema de telepresença que possibilita uma experiência intuitiva e realista, dando aos utilizadores a sensação de estarem na mesma sala, apesar da distância real que os separa.
Com capacidade para cerca de 25 pessoas sentadas, as salas estão equipadas com a tecnologia mais recente no campo da comunicação virtual, permitindo à academia médica nacional aproximar-se da comunidade científica mundial e aumentar a sua visibilidade junto de parceiros internacionais. Aliada à componente tecnológica, a iniciativa da Janssen inclui também o desenvolvimento de um programa de Educação Científica, com sessões mensais de ligação a centros científicos de excelência nos Estados Unidos da América e na Europa. ?Para o diretor-geral da Janssen, “só através da colaboração com a academia, profissionais de saúde, entre outras entidades conseguirão alcançar os melhores resultados ao nível da investigação e da inovação”.
Foi com base nesta convicção que foi criado este projeto e, com ele, as Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen. José Antonio Burón acrescenta que estas salas, “são um bom exemplo de colaboração pretendendo contribuir para a aproximação entre as universidades portuguesas e a melhor investigação internacional na área da Saúde, Ciência Básica e Investigação Clínica”. ?O diretor-geral esclarece que o projeto permitirá a partilha de boas práticas médicas, ao mesmo tempo que “contribuirá para atrair mais investigadores e estudantes estrangeiros para o país”.
De resto, para o líder da farmacêutica, este projeto consolida também a oportunidade de estreitar parcerias entre as diversas faculdades e academias, nomeadamente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que incluem, frequentemente, programas de educação à distância, prestada a partir de Portugal com recurso a tecnologia de telepresença. A parceria entre a Janssen e as quatro instituições de ensino tem uma duração de cinco anos e pretende, garante José Antonio Burón, “contribuir para a construção de uma rede científica ímpar através de comunicação inovadora que aportará certamente valor à educação médica nacional e internacional”.