Notícias

SOS de gestão para líderes de PME’s

SOS de gestão para líderes de PME’s

Margarida Ferreira é uma das mentoras de um serviço que visa poiar os líderes de PME's nas suas dificuldades de gestão.

22.05.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Depois de mais de 40 anos de carreira onde foi apoiando, ao nível da otimização de processos de gestão, diversas PME's, com enorme potencial mas em risco de falência devido ao défice de competências dos líderes que, ora por falta de conhecimento ou incapacidade, não aproveitavam todas as ferramentas ao seu dispor para fortalecer os seus negócios, Margarida Ferreira estruturou o verdadeiro “projeto à prova de risco”. Foi, na verdade, a vontade de apoiar os empresários nacionais ajudando-os a minimizar o risco de insucesso dos seus negócios que conduziu a empreendedora, em parceria com o seu sócio, Bruno Rodrigues, a criar o mais recente serviço da Ediprisma: o GA - Gestão Assistida, uma solução de gestão orientada para as necessidade concretas das PMEs e startups portuguesas.?

Técnicas de gestão e marketing, tesouraria, gestão e relacionamento com as entidades bancárias. identificação de fundos e apoios, bem como ajuda na preparação de candidaturas, desenvolvimento de planos de marketing e posicionamento no mercado, são algumas das valências que o projeto de Margarida e Bruno trabalha com os clientes, onde garante a diretora geral da Ediprisma, podem figurar “as mais de 100 mil micro e pequenas empresas existentes em Portugal”. Um projeto de empreendedores para empreendedores será a melhor maneira de resumir a nova área de atividade da Ediprisma que a equipa colocou no mercado este ano, na sequência de um investimento de cerca de 20 mil euros que permitiu, segundo a empreendedora, materalizar uma readaptação da empresa ao mercado e o lançamento de novos serviços.?

Gestora experiente, Margarida Ferreira soma no seu currículo a carreira académica e a direção financeira de uma empresa farmacêutica e de uma unidade hoteleira integrada numa cadeia internacional. Conhecimentos que há muito sentiu que poderia colocar ao serviço de outros. Até porque, como faz questão de salientar “o meio envolvenete é importante para facilitar o êxito e em Portugal, ainda temos muito caminho a percorrer se nos queremos aproximar, por exemplo, de Silicon Valley”.?Em fase de implantação do projeto GA, a dupla prevê já este ano aumentar a equipa contratando dez novos elementos, especialistas nas áreas core do serviço. Margarida Ferreira enfatiza que o projeto foi lançado numa lógica de economia de custos, como deve ser qualquer projeto de forma a minimizar o risco. Na verdade, o próprio GA apresenta-se como uma solução de poupança às empresas clientes ao propor um pack de recursos (horas e especialistas) que aloca aos clientes mediante as suas necessidades e tipo de apoio. 

Margarida Ferreira, 65 anos
?
Bruno Rodrigues, 37 anos
?
Fundadores da Ediprisma, Consultoria e Gest
ão Assistida

Formação: 
Ambos os fundadores têm formação em Gestão. Margarida é licenciada na área pelo ISEG onde, durante 13 anos foi professora assistente nas cadeiras de Economia Portuguesa e Gestão Financeira. E Bruno Rodrigues têm a frequência do curso de Gestão na mesma instituição.

Percurso:
Unidos pelo projeto que hoje lideram, os dois empreendedores têm percursos de carreira diferenciados. Margarida acumula a carreira docente com a direcação financeira de uma multinacional farmacêutica e de um hotel de uma cadeia internacional, enquando Bruno foi responsável pela organização e implementação de sistemas empresas de uma instituição financeira e também consultor para a área de vendas numa multinacional irlandesa.

Área de atividade:
A Ediprisma atua na área da consultoria e formação em gestão, assegurando também a edição de livros de gestão.

Público-alvo:?
“As mais de 100 mil micro e pequenas empresas existentes em Portugal”.??

Investimento inicial:?
Na fase de readaptação ao mercado e alargamento da atividade a dupla de empreendedores investiu 20 mil euros.



OUTRAS NOTÍCIAS
Maior prática potencia contratações

Maior prática potencia contratações


Modernizar a formação profissional, aumentando a componente da formação em contexto de trabalho, definir e avaliar através de métricas objetivas níveis...

Idefe reforça plano de cursos

Idefe reforça plano de cursos


Foi criado com o objetivo de desenvolver a ligação entre o meio académico e as empresas, a administração pública e a sociedade em geral, através de uma...

Europa contrata em Portugal

Europa contrata em Portugal


Conjugar a necessidade de recursos humanos das empresas com as ambições de empregabilidade dos candidatos, é o objetivo-âncora da quarta edição nacional do eve...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS