Notícias

Siemens quer formação dual

Siemens quer formação dual

Cerca de 31 jovens profissionais vão participar no Europeans@Siemens, um programa de formação da Siemens em Berlim. Os profissionais foram escolhidos entre 2500 candidatos.

15.11.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Está em marcha o programa de formação Europeans@Siemens que contará, pela segunda vez, com a participação da Siemens Portugal. Durante um ano, cerca de 31 jovens estagiários oriundos de 12 Estados-membros da União Europeia vão receber formação em Berlim. Segundo a organização, “estes 31 jovens inserem-se num grupo de quase 2200 estagiários que este ano deram os primeiros passos da sua vida profissional em 40 instalações do universo Siemens”.

No âmbito do projeto Europeans@Siemens, cerca de 80% dos novos estagiários da empresa a nível europeu vão iniciar um curso de aprendizagem ou de formação dual em profissões técnicas, como por exemplo, nas áreas de engenharia eletrónica, mecatrónica, maquinaria e tecnologias de informação. Um terço dos cursos que integram este programa estã direcionados para a formação dual que prevê que os jovens participantes, além do habitual diploma da Câmara de Comércio e Indústria (IHK), obtenham ainda o bacharelato.

2500 candidatos a 31 vagas
Para os 31 lugares disponíveis neste projeto formativo concorreram este ano, segundo a Siemens, 2500 candidatos de diversos países. Segundo a empresa, “os jovens são enviados para Berlim, pela respetiva empresa local Siemens, onde vão frequentar o curso de formação eletrónica industrial ou mecatrónica”. A formação, faz saber a empresa, “combina módulos teóricos e práticos e as primeiras seis semanas são ocupadas com um curso de alemão intensivo, uma vez que o exame final tem de ser realizado na língua alemã”.

O programa Europeans@Siemensm no qual Portugal participa pelo segundo ano, é apenas uma das várias apostas que a Siemens realiza em matéria de formação internacional. A formação dual, à luz do modelo alemão, é há vários anos conduzida com grande sucesso em vários países. Segundo a empresa, “a Siemens está a formar cerca de mil jovens em seis países europeus”. Além da Áustria e da Suíça, há programas a decorrer no Reino Unido, Espanha, Portugal e Hungria, tenda a empresa realizado no ano fiscal de 2012 um investimento de 216 milhões de euros em programas de formação a nível global.

Em Portugal, a Siemens promove cursos de aprendizagem dual há mais de 20 anos. A empresa acredita que o modelo pode ser, para muitos profissionais, uma opção estratégica com elevada taxa de sucesso na integração no mercado de trabalho, “particularmente no atual cenário económico e social da Europa e do mundo”.
Os estágios promovidos regularmente pela empresa “pretendem dinamizar o ensino prático e profissional que proporcione aos alunos uma experiência completa e lhes abra efetivamente o leque de opções criando oportunidades de emprego”, explica a Siemens. Entre as oportunidades geradas pela empresa estão as áreas de eletrónica, automação, mecatrónica, gestão e administração.



OUTRAS NOTÍCIAS
Bolsa de Emprego recruta no Porto

Bolsa de Emprego recruta no Porto


Há 72 oportunidades para preencher e as empresas sedeadas no centro não procuram só recém-licenciados.Está já no terreno a segunda edição da bol...

Banif recruta 20 para estágios remunerados

Banif recruta 20 para estágios remunerados


O Banif tem abertas as candidaturas para o seu programa Estágios Evoluir. A instituição financeira tem 20 vagas disponíveis para jovens profissionais que tenham conclu&iacu...

MyChild apoia educadores na gestão de tarefas

MyChild apoia educadores na gestão de tarefas


A ideia de criar esta empresa que opera em Portugal e nos Estados Unidos da América surgiu em 2011. Teve por base a vontade destes empreendedores em auxiliarem quem educa crianças a tere...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ARCHITECT / PROJECT MANAGER

Michael Page Portugal

ASSISTANT ACCOUNTING CONTROLLER

Spring Professional Portugal