Notícias

RH ganham nova tecnologia de gestão

12.06.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas

A gestão de recursos humanos acaba de ganhar uma nova tecnologia. Em Portugal o grupo Totvs disponibiliza uma ferramenta que auxilia as empresas a gerir melhor a sua força de trabalho. Desde a monitorização de produtividade até à análise das necessidades formativas, tudo pode ser feito através do computador.

Embora a componente informática da gestão de recursos humanos ainda esteja pouco desenvolvida em Portugal, existem cada vez mais empresas nacionais a recorrer a este tipo de software. Com o produto desenvolvido pela Totvs, o RM Sistemas para Recursos Humanos, é possível analisar indicadores de gestão, receber candidaturas e seleccionar candidatos (mediante critérios pré-definidos), processar salários, monitorizar a produtividade e necessidades de formação, comunicar acções de recrutamento interno, etc.

Desta forma a liderança humana e subjectiva é complementada com informação estratégica tratada quantitativamente, o que pode contribuir para a melhor gestão dos quadros das organizações. “A partir de 150 funcionários, torna-se imprescindível a uma empresa utilizar sistemas de informação na gestão dos seus recursos humanos, de forma a agilizar processos e garantir a distribuição em tempo útil de informação necessária aos seus quadros”, explica Filipe Paulo de Rhodes, administrador da unidade de Portugal do grupo Totvs.

Mas como funciona todo o processo? Por exemplo e na área de recrutamento e selecção existe um interface «web» com um «link» onde os interessados podem candidatar-se a uma vaga. Este aspecto pode ser usado também para manter uma base de dados de possíveis funcionários. A área de formação analisa de acordo com parâmetros definidos quais as necessidades da força de trabalho que devem ser colmatadas.

“As empresas podem adquirir os módulos que mais lhe interessam para o seu trabalho”, comenta Hebert Viana gerente da unidade portuguesa do grupo Totvs. O produto pode também ser ajustado à medida das necessidades das empresas. Em Portugal organizações das áreas da construção civil e obras públicas, telecomunicações, entre outras, já utilizam esta ferramenta da Totvs. Uma dessas empresas é a Gestamp Aveiro S.A., que labora na indústria de automação. “Utilizamos as funcionalidades de recrutamento e selecção, formação, avaliação de desempenho e segurança e medicina no trabalho”, conta Andrelina Alves, directora de recursos humanos da Gestamp Aveiro.

O balanço que faz da sua utilização é positivo, na medida em que simplifica os processos de recursos humanos, permitindo uma visão globalizada e uma gestão integrada. Por exemplo e na avaliação de competências, “a cada função estão associadas as respectivas competências permitindo atribuir a cada colaborador o nível que se encontra em cada uma delas e analisar as diferenças entre o que a função pede e o que o colaborador realmente é”, explica Andrelina Alves. Já no âmbito da formação, possibilita o levantamento das necessidades, permitindo ainda elaborar toda a estrutura formativa, desde a elaboração, planeamento, registo e avaliação.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS