Notícias

Programa FIC apoia imigrantes

Esta iniciativa vai revalidar competências e criar uma bolsa de emprego
07.04.2006


  PARTILHAR



Maribela Freitas
Formar, integrar e competir são as linhas de acção do Programa FIC. A laborar desde Fevereiro, este projecto visa o reforço da competitividade das empresas nacionais, através da integração de trabalhadores do Leste europeu.

«O Programa FIC parte da ideia de que uma potencial ameaça se pode converter numa oportunidade para as empresas. Há nestes imigrantes competências que colmatam lacunas de mão-de-obra nas organizações», refere João Almeida Garrett, director do Programa FIC. «Estes trabalhadores são disciplinados, cumpridores e pontuais e podem constituir uma vantagem para as empresas», acrescenta.

Este projecto, que funcionará durante dois anos, tem como objectivo dotar os trabalhadores imigrantes de Leste de competências de comunicação e de integração sociolaboral. Ou seja, como identificar e certificar as suas reais competências técnico-profissionais; sensibilizar os empresários e gestores para as exigências e vantagens da gestão multicultural; e constituir uma bolsa de emprego específica para esta população, a disponibilizar às empresas.

João Almeida Garrett considera que «os empresários vão estar abertos à contratação destes trabalhadores». As acções de formação vão começar este mês, para depois se dar início à sensibilização das empresas com vista à constituição da bolsa de emprego.

Para ter acesso ao programa os imigrantes poderão consultar o sítio na web www.fic-portugal.com, onde podem também inscrever-se para validar as suas competências. «Temos já cerca de 100 pessoas inscritas», refere João Almeida Garrett. Contudo, o universo a atingir é de mil imigrantes.

O Programa FIC, que vai funcionar nas zonas Norte e Centro, é promovido pela Walker Consultores, uma empresa de consultoria de gestão e formação profissional associada ao Grupo Egor. É financiado pelo Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social e tem o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.




DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS