Notícias

Profissões a concurso

Jovens profissionais portugueses vão partir à conquista do ‘WorldSkils’
07.01.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

CERCA de 17 jovens portugueses vão rumar a Helsínquia, no próximo mês de Maio, para disputar o Campeonato Internacional das Profissões. Os representantes nacionais neste evento serão seleccionados entre os cerca de 82 jovens distinguidos em Outubro de 2004 no Campeonato Nacional das Profissões, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).


O Campeonato Internacional das Profissões, designado também por "WorldSkills", conta com 50 anos de existência e simboliza o mais alto patamar da excelência em formação profissional. Este certame internacional, rico pela variedade e partilha de realidades socioculturais ocorre de dois em dois anos e tem como meta desafiar a capacidade de adaptação e espírito de equipa dos participantes oriundos de vários países.

Em cada edição, centenas de jovens profissionais de todo o mundo reúnem-se para competir em público demonstrando as suas qualidades profissionais face aos competitivos níveis de exigência internacionais. Os jovens portugueses não são excepção e o IEFP está, nesta fase, a seleccionar 17 jovens profissionais que mostrarão em Helsínquia o que de melhor se faz por cá em termos de formação profissional.


Talentos lusos à conquista do 'WorldSkils'

No Concurso Nacional das Profissões - que serve de base a esta selecção - foram apurados mais de 220 jovens nas 29 profissões consideradas. O júri composto por Técnicos de Formação Profissional do IEFP e por membros ligados ao sector empresarial avaliou a criatividade, experiência técnica e qualidade dos trabalhos realizados por estes jovens. Ao todo foram atribuídas 26 medalhas de ouro, 27 de prata e 29 de bronze.

Dos jovens distinguidos sairão os representantes portugueses no certame que agora se anuncia. De acordo com o IEFP, «o processo de selecção destes jovens decorrerá de uma análise aprofundada das competências pessoais e profissionais dos dois jovens mais bem classificados em cada profissão». Esta selecção passa por um período de preparação intensiva tendo como meta o melhor desempenho da delegação portuguesa.

Entre as profissões a concurso estarão: arte floral, cabeleireiro, cantaria, carpintaria, cozinha, desenho industrial (CAD), electricidade de instalações, electromecânica de frio, electrónica industrial, gestão de redes informáticas, joalharia, serralharia, "web design", entre outros.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS