Notícias

Preparação para o emprego

16.04.2004


  PARTILHAR





Maribela Freitas

A ASSOCIAÇÃO Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB) em parceria com o Conselho Empresarial do Centro (CEC) vai iniciar durante a segunda quinzena de Abril, em Castelo Branco, o curso de formação JTE'2004 - Jovens Técnicos para Empresas. A iniciativa - que vai já na sua segunda edição - visa promover a mais fácil integração de jovens diplomados no mercado de trabalho.


O JTE'2004 tem como destinatários licenciados e bacharéis, preferencialmente nas áreas de gestão e economia, que estejam desempregados há menos de um ano ou à procura do primeiro emprego.

Com esta acção o NERCAB e o CEC pretendem integrar esta população no mercado de trabalho, através de uma metodologia de formação que privilegia a componente prática, realizada nas empresas em contexto de trabalho, o que possibilita a criação de laços entre potenciais empregados e empregadores, podendo levar à contratação destes trabalhadores.

Benjamim Rafael, director executivo do NERCAB, explica que "este curso abre as portas das empresas aos jovens. Contamos com a colaboração das nossas associadas para a prática em contexto de trabalho, as quais têm mostrado abertura à iniciativa".

Aumentar os níveis de conhecimento dos formandos que contribuam para a sua integração nas empresas, procurando desenvolver-lhes competências passíveis de serem transferidas e adaptadas às empresas onde irão trabalhar; dar-lhes noções de marketing e de como procurar emprego, bem como proporcionar um conjunto de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, são objectivos a atingir.

O curso conta com 584 horas, e a componente teórica ocupa 184 horas. A parte prática em contexto de trabalho ocupa as restantes 400 horas.

No final, pretende-se que os alunos estejam aptos a caracterizar o papel desempenhado pelas PME no tecido empresarial nacional e regional; elaborem diagnósticos e soluções para problemas; definam estratégias de apoio à gestão das empresas regionais e elaborem o seu plano de marketing pessoal.

Para o director-executivo do NERCAB "a formação é muito importante e aumenta a competitividade das empresas".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS