Notícias

Portugal dos engenheiros e gestores

Portugal dos engenheiros e gestores

Em Portugal, o número global de estudantes no ensino superior supera os 402.700 para uma oferta de mais de quatro mil cursos. Apesar da variedade, quase um quarto dos estudantes frequenta cursos de gestão ou engenharia que nos últimos anos têm vindo a cativar cada vez mais jovens.
09.06.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A Agência de Avaliação do Ensino Superior (A3ES) divulgou recentemente os resultados da sua primeira grande radiografia ao panorama do ensino superior nacional. Numa altura em que o país atravessa uma das suas maiores crises de empregabilidade de jovens licenciados, os resultados não deixam de causar espanto. Portugal tem mais de quatro mil cursos de ensino superior e supera os 402 mil estudantes, mas um quarto dos alunos são gestores ou engenheiros.

Gestão e Administração é o curso com mais alunos matriculados em território nacional. Ao todo são 34.635 estudantes a optar por esta área de formação que surge logo seguida das engenharias no ranking dos cursos com mais estudantes. A área das Ciências Empresariais é a que mais estudantes tem conseguido cativar nos últimos anos, contando com cerca de 59 mil estudantes, o equivalente a 15% do total de alunos, e perto de 473 cursos disponíveis no mercado. Uma área que ganhou terreno nos últimos dez anos.

Segundo dados oficiais da Direção-Geral de Ensino Superior, em 2000, o curso de Gestão figurava em sétimo lugar na lista de cursos com mais vagas, mas não chegava sequer a constar no ranking dos dez cursos mais procurados pelos alunos portugueses. A Engenharia também é moda em Portugal e figura como a segunda área com mais alunos inscritos. Ao todo são 57.778 estudantes que representam 14% do universo total académico. Entre os ramos mais procurados estão a Engenharia Metalúrgica e a Metalomecânica que abrangem cerca de 19 mil alunos.

A merecer também destaque está o curso de formação de professores ligado á área das Ciências da Educação, que regista 25.436 alunos. Contudo, este curso tem vindo a perder vagas nos últimos anos, apesar de continuar a ser a área que mais cursos disponibiliza em todo o ensino superior.

Direito perde terreno

As Ciências Informáticas também continuam em voga. Ao todo, esta área abrange 22.623 alunos e conta com uma oferta de 173 cursos em território nacional a merecer destaque. Uma área que tem vindo claramente a perder terreno é a do Direito. Se no ano 2000, um jovem que quisesse enveredar pela área das leis gozava do privilégio deste ser o segundo curso com mais vagas em portugal, hoje a realidade é bem diferente. Ainda assim, Direito continua a ser um dos cursos com maior oferta disponível.

Nos últimos dois anos, encerraram segundo a agência 1221 cursos. A A3ES não nega a existência daquilo a que chama uma “distorção da oferta, resultante da lentidão de reação do sistema às mudanças da procura e uma falta de estratégia a médio e longo prazo por parte das instituições”. Ainda assim revela que mais de três quartos dos estudantes de ensino superior (312.251 estudantes) frequentam o ensino superior público, sendo que 118.702 estão em institutos politécnicos, 192.641 em universidades e 908 frequentam ensino militar ou policial. Nas instituições privadas estão 78.060 alunos e 12.426 frequentam o ensino concordatário. O estudo divulgado pela A3ES concluiu ainda que 74% dos cursos disponíveis estão integrados no sistema de ensino público universitário. Em termos comparativos entre o sector público e o privado há três áreas de formação que dominam: Ciências Empresariais, Direito e Serviços Sociais.

 



OUTRAS NOTÍCIAS
Projeto empreendedor dinamiza Açores

Projeto empreendedor dinamiza Açores


Foram esta semana divulgados os primeiros resultados do projeto Educação empreendedora: o Caminho do Sucesso, um programa de educação em empreendedorismo desenvolvido pelo ...

Liderança e vendas para desempregados

Liderança e vendas para desempregados


Aproximar os candidatos às empresas, numa altura particularmente adversa em termos de empregabilidade é a missão da empresa de formação Ideias & Desafios que vol...

Ofertas de emprego voltam a crescer

Ofertas de emprego voltam a crescer


Apesar da incerteza e da adversidade económica que afeta o país e do negro cenário traçado pelas estatísticas oficiais no que diz respeito ao desemprego, o nú...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS