Notícias

Portucalense investe na requalificação urbana

05.03.2004


  PARTILHAR




Maribela Freitas

NUMA altura em que tanto se fala da reabilitação das zonas históricas das cidades, a Universidade Portucalense acaba de lançar no Porto um curso de especialização em Requalificação dos Centros Históricos. O objectivo é formar técnicos que possam intervir nesta área de trabalho.

Com esta especialização, a Universidade Portucalense pretende contribuir para a formação de profissionais qualificados para actuar em projectos e intervenções nas cidades e centros históricos.

Daí que no plano curricular apresentado se promova o ensino especializado e técnico, através de módulos abertos ao contacto com trabalho de campo. Isabel Freitas, coordenadora deste curso, explica que "esta especialização destina-se a técnicos e profissionais que estejam a trabalhar na área".

Contudo, está também aberta a licenciados, em especial arquitectos, historiadores de arte e engenheiros. As candidaturas estão abertas até 30 de Março e a parte curricular decorre de Abril a Novembro de 2004. As aulas são pós-laborais e o curso está orçado em 1750 euros.

De acordo com Isabel Freitas, "esta é a primeira edição deste curso, numa área de estudo em que a Universidade Portucalense está a apostar".

A estrutura curricular desta especialização assenta em módulos de 24 horas e após a conclusão desta fase, os alunos terão de realizar um trabalho de final de projecto.

Teoria da reabilitação urbana e do património; ambiente urbano e sustentabilidade; requalificação do espaço público; economia urbana e mobilidade, transportes e circulação nos centros históricos, são algumas das matérias a ministrar.

O curso engloba ainda quatro "workshops" em áreas como problemáticas do património móvel integrado e arqueologia urbana.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS