Notícias

PMEXXI apoia empresários

05.03.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A ASSOCIAÇÃO das Pequenas e Médias Empresas de Portugal (PME - Portugal) acaba de lançar uma "Volta às PME de Portugal". Esta iniciativa, que se traduz num ciclo de seminários, tem como principal objectivo informar e mobilizar os empresários e empreendedores portugueses para os apoios que a PME - Portugal irá disponibilizar durante este ano.

Apoios esses que incluem o Programa PMEXXI e o Plano de Formação de 2004.

De acordo com Paulo Martins, director comercial da PME - Portugal, o PMEXXI irá abranger 100 micro ou pequenas empresas (que tenham até 50 trabalhadores) de todos os sectores e "que estejam neste momento precisar de ajuda para crescer".

Um apoio direccionado para três áreas fundamentais: comercial e "marketing"; ambiente, qualidade e segurança e financeira.

Segundo aquele responsável, a acção do PMEXXI estender-se-á num período de nove meses. Durante esse tempo, um consultor da PME - Portugal irá deslocar-se uma vez por semana a uma das empresas seleccionadas para a ajudar a ultrapassar as suas dificuldades.

Além desta acção, a empresa abrangida pelo PMEXXI irá beneficiar de formação específica, quer ao nível interno quer externo, em Portugal ou no estrangeiro. "A acção será um sucesso quando no final do programa se verifique um crescimento da empresa", salienta o director.

Paulo Martins refere que a selecção das empresas terá de ser muito rigorosa: "Não adianta escolher uma empresa que funcione muito bem nem uma que esteja muito mal, porque, neste caso, não seriam necessários nove meses mas sim muitos mais".

A expectativa dos empresários portugueses para com o PMEXXI é grande. Logo no primeiro seminário, o número de inscrições atingiu mais de uma centena.

A "Volta às PME de Portugal" irá decorrer até dia 20 deste mês e terá como finalidade mobilizar os empresários portugueses, sobretudo aqueles que se encontram afastados dos centros de decisão e dos apoios públicos.

Os próximos seminários decorrem em Famalicão no dia 8 de Março, em Vila Verde no dia 9, Guimarães no dia 10, Vila Real no dia 11 e Bragança no dia 12. Na semana seguinte, a acção irá chegar às cidades de Póvoa do Varzim, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Lisboa, Leiria, terminando em Braga no dia 20 deste mês.

Com estas iniciativas, a PME - Portugal ambiciona que as micro, pequenas e médias empresas portuguesas recuperem uma dinâmica empresarial.

Para 2004, a PME - Portugal prevê ainda a formação de cerca de 2000 quadros e dirigentes em 14 cidades do norte e centro do país, bem como o apoio às 100 empresas a seleccionar no PMEXXI.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS



ÚLTIMAS FORMAÇÕES


MMOG/LE V 5

RH OPCO Academia