Notícias

Pampilhosa fomenta iniciativa

A Pampilhosa da Serra quer ajudar a criar mais emprego na região
15.04.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

ESTÁ a decorrer no concelho de Pampilhosa da Serra o Concurso de Ideias e Projectos de Desenvolvimento. A iniciativa, integrada no projecto «Pampilhosa da Serra - Um território de Oportunidades», tem como objectivo contribuir para a criação de emprego e fomentar o empreendedorismo no concelho.

O projecto promovido pela Santa Casa da Misericórdia tem, entre os vários parceiros, as dez juntas de freguesia de Pampilhosa da Serra e o IEFP, através do Centro de Emprego de Arganil. De acordo com António Barata, coordenador do projecto, este concurso tem como finalidade «contribuir para a implementação um modelo de desenvolvimento sustentável do concelho. Só possível com o fomento ao empreendedorismo e criação de uma pró-actividade empresarial».

É com esta orientação que o responsável acredita que a iniciativa poderá contribuir para a empregabilidade na região. António Barata adianta que Pampilhosa da Serra precisa de atrair novas dinâmicas. «Mais do que estancar, precisamos de recuperar e travar a desertificação», explica. Segundo os Censos de 2001, a população do concelho decresceu de 13372 habitantes, em 1960, para 5220, em 2001. De acordo com o Centro de Emprego de Arganil, em Fevereiro de 2004 a taxa de inactividade no concelho rondava os 65%.

Para António Barata o concurso poderá contribuir para alterar estes números. «Serão seleccionados projectos com viabilidade técnica e económica, com potencial de criação de emprego, inovadores e exequíveis», explica. O primeiro prémio receberá cinco mil euros.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS