Notícias

Os profissionais mais reputados

A Reader‘s Digest apurou quais os profissionais mais reputados em 16 países da Europa. Em Portugal lideram os bombeiros
19.02.2009


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Os bombeiros são os profissionais em quem os portugueses mais confiam. Para trás, lá bem no fim da lista, estão os políticos, os governantes, os líderes religiosos e os banqueiros. As conclusões são avançadas num estudo anual das Selecções do Reader’s Digest realizado no final do ano passado em 16 países da Europa e agora divulgado.

A época é de crise e o impacto na confiança dos portugueses é notório. São as profissões mais ligadas à saúde e segurança que recolhem maior confiança por parte dos portugueses. Bombeiros (96%), pilotos (95%), farmacêuticos (93%) e enfermeiros (89%) são as profissões mais valorizadas pelos cerca de 900 portugueses que colaboraram neste estudo à escala europeia. Um retrato de um país onde os valores da saúde e segurança estão em expansão.

A seguir nesta tabela da reputação profissional estão os agricultores com 83% da confiança dos portugueses, seguidos dos professores com 81%. Na verdade, esta classe profissional, a par dos ambientalistas e dos médicos, tem vindo a ganhar terreno em matéria de reputação profissional. Já os polícias reúnem a confiança de 64% dos inquiridos.

Quem está em declínio são mesmo os políticos. Segundo os dados do relatório, 75% dos inquiridos confiam menos nos políticos do que há cinco anos atrás e 62% perderam a confiança nos governantes.

Os banqueiros, os gestores, os publicitários e os líderes religiosos figuram entre as profissões que tem vindo a entrar, cada vez mais, em descrédito. Realidade inversa têm, por exemplo, os ambientalistas e os médicos. Cerca de 20% dos inquiridos pelo estudo, em Portugal, confessam confiar mais nos ambientalistas do que há cinco anos atrás. Já os médicos, em matéria de confiança, conquistaram 89% dos portugueses.

As profissões ligadas à Internet estão também em crescimento, no que toca à reputação que detêm junto do público, merecendo a confiança de 20% dos portugueses que participaram nesta sondagem.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS