Notícias

Oportunidades iguais no trabalho

08.02.2003


  PARTILHAR



Maribela Freitas

OS IMIGRANTES e as mulheres são os grupos-alvo do projecto "Igualdade e Cidadania" que vai abranger o concelho de Vila Franca de Xira e que prevê a realização de acções junto de empresas e dos imigrantes.

Entre outros objectivos, esta iniciativa visa promover políticas não discriminatórias em função do género, no que respeita ao recrutamento, selecção e progressão na carreira dos trabalhadores.

Este projecto vai ser promovido no âmbito do Programa EQUAL, ao qual a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aderiu no início de 2002 e tem como destinatários as mulheres e os imigrantes, dando particular atenção aos problemas específicos que se colocam às mulheres imigrantes no acesso ao mercado de trabalho.

Para Maria da Luz Rosinha, presidente da autarquia "com este projecto pretendemos desenvolver um conjunto de estudos da maior importância para o planeamento das políticas de integração e para o eventual lançamento de projectos de desenvolvimento de nível local, assente quer no tecido empresarial quer nas comunidades imigrantes, dispersas pelo concelho".

A iniciativa vai abranger todo o território do concelho de Vila Franca de Xira e serão desenvolvidas acções junto de empresas e outros empregadores.

Neste domínio, serão testadas diferentes metodologias, de forma a adequar as práticas empresariais à realidade local. Serão também desenvolvidas acções de informação dirigidas aos grupos-alvo sobre direitos e cidadania, igualdade de oportunidades e acções de formação na área de legislação migratória.

Além de todas estas iniciativas, o projecto conta ainda com a realização de um estudo que permita caracterizar a situação dos trabalhadores junto das entidades empregadoras do concelho e o desenvolvimento de planos de igualdade de oportunidades a desenvolver nessas mesmas empresas.

Os outros dois estudos a realizar visam caracterizar o universo das empresas do concelho e das populações imigrantes que aí residem. Maria da Luz Rosinha espera obter no final deste projecto "uma caracterização do tecido empresarial e da população imigrante residente no concelho".

O projecto "Igualdade e Cidadania" é desenvolvido em parceria pela Organização Internacional para as Migrações, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, a Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), a Associação Empresarial da Região de Lisboa, a Associação para o Desenvolvimento e o Emprego no Concelho de Vila Franca de Xira, a Associação para o Bem Estar Infantil de Vialonga, a Associação dos Africanos do Concelho de Vila Franca de Xira e o Grupo Serviços logísticos Integrados.

A presidente da autarquia espera ainda que "este projecto-piloto venha a desenvolver planos-tipo conducentes à igualdade de oportunidades que introduzam novas formas de pensar e agir por parte dos empregadores e uma nova relação entre o trabalhador e o seu porto de trabalho".





 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS