Notícias

Óbidos dinamiza emprego na região

Da indústria criativa à do turismo residencial, Óbidos assume-se como um destino que quer atrair investimento de qualidade em áreas que o diferenciem de outros concelhos
27.11.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas
A Câmara Municipal de Óbidos (CMO) está empenhada em dinamizar o emprego no concelho. Na concretização desse objectivo está a criar um parque tecnológico que prevê a criação de mil a três mil postos de trabalho. Além disso, os investimentos que tem vindo a atrair na área do turismo residencial podem vir a traduzir-se num total de cinco mil empregos.

A criação deste parque tecnológico, com capacidade para atrair um número máximo de 55 empresas, insere-se numa estratégia da autarquia denominada Óbidos Criativa. Trata-se de um programa de actuação que vai para lá da arte e do património, áreas onde o concelho se tem destacado e chega agora ao mundo empresarial. Nesta medida, o parque actualmente em construção, dirige-se a indústrias criativas, oferecendo condições para o funcionamento e desenvolvimento de empresas em áreas de actividade como o software, informática, comunicação, design, comunicação social, publicidade, arquitectura e outras áreas com o recurso a aplicações tecnológicas. Para motivar a instalação de empresas, a autarquia está a oferecer, por exemplo, benefícios fiscais.

A Janela Digital já se mudou para este espaço onde vai começar a trabalhar a partir de Janeiro do próximo ano. “A empresa transferirá os seus 150 funcionários, mas o edifício que vai ocupar tem capacidade para crescer à medida das necessidades laborais que vão surgindo. É uma mais-valia para o concelho”, refere Telmo Faria, presidente da CMO.

Além dos edifícios para as empresas, o parque vai ter espaços de apoio como: auditório, salas de reunião ou restauração, etc. Vai ainda ter uma incubadora de empresas. Para Telmo Faria “esta aposta visa fomentar o empreendedorismo na região”. Na opinião do autarca, é também da responsabilidade das entidades públicas criar condições para ajudar ao nascimento de empresas e a incubadora terá essa função. “Acredito no talento português”, salienta Telmo Faria.

Nos últimos anos Óbidos tem vindo a atrair projectos na área do turismo residencial, todos eles de grande dimensão, como por exemplo os bens conhecidos Praia D'El Rey e Bom Sucesso. De acordo com o presidente da CMO, estes investimentos têm um potencial de dinamização de emprego, em pleno funcionamento, na ordem dos cinco mil postos de trabalho. Lugares esses que não serão criados todos de uma vez, tendo em conta que os projectos turísticos estão ainda em desenvolvimento no horizonte temporal de alguns anos.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ARCHITECT / PROJECT MANAGER

Michael Page Portugal

ASSISTANT ACCOUNTING CONTROLLER

Spring Professional Portugal