Notícias

O mundo mágico dos negócios

Uma palestra motivacional tem um efeito duradouro? Poderá mesmo ser inesquecível quando se recorre a truques de magia para se fazer a analogia entre o ilusionismo e o mundo empresarial
05.03.2009


  PARTILHAR



Marisa Antunes
As técnicas motivacionais têm evoluído muito nos últimos anos e a criatividade para passar uma mensagem que perdure no espírito de todos os que fazem parte dos recursos humanos da empresa tem vindo a aperfeiçoar-se cada vez mais. As palestras fazem parte destas técnicas motivacionais e quanto mais espectaculares e inesquecíveis forem, ao nível dos conceitos transmitidos, melhor.

É dentro deste princípio que surge um workshop bem diferente do habitual, realizado pela ANJE-Associação Nacional de Jovens Empresários, em parceria com a Academia das Emoções. Numa lógica lúdica, mas com conteúdo motivacional e formativo resolveu mostrar-se o que existe em comum entre um mágico e um executivo.

Muito mais do que se pensa: ambos tentam adivinhar o pensamento do espectador/ cliente de modo a orientá-lo para determinado sentido, experimentam projectos e ensaiam performances para conseguir um resultado final específico.

Assim, no workshop “Empresas e Pessoas Mágicas — O Ensaio e a Performance, a Evidência e o Oculto na Gestão”, que vai realizar-se já no próximo dia 10 de Março, na sede da ANJE, no Porto, José Manuel Guimarães vai relembrar conceitos de gestão como liderança, trabalho de equipa e captação de clientes. Tudo com uma ‘roupagem’ inesquecível pois serão transmitidos por um ilusionista profissional.

Este engenheiro de telecomunicações da Portugal Telecom tem também, há mais de 30 anos, a paixão da magia, tendo-se tornado um ilusionista profissional, bem conhecido no meio, com o nome artístico de Jomaguy.
É sob a varinha mágica de Jomaguy que o workshop vai decorrer, recorrendo a inovadores métodos pedagógicos que permitem reforçar as capacidades de gestão empresarial dos participantes.

“Existem muitos paralelismos pois a magia funciona com know-how, conhecimentos e ferramentas, tal e qual, como uma empresa, tendo por grande objectivo satisfazer o público, no caso da magia, e os clientes quando se trata de uma organização empresarial”, explica o engenheiro, lembrando que a sua actividade profissional e o seu hóbi lhe permitem a visão dos dois mundos — a empresarial e a da magia.

Através do ensinamento de alguns truques, o mágico engenheiro irá mostrar, entre outras mensagens, de que forma se devem as pessoas concentrar e direccionar os interlocutores para a meta pretendida ou como aplicar, à realidade empresarial, o conceito mágico de misdirection, ou como podem os empresários desviar a atenção dos clientes, mantendo em segredo determinados movimentos.

As inscrições para o workshop “Empresas e Pessoas Mágicas” tem um custo de 40 euros para os associados da ANJE e de 50 euros para os não-sócios e podem ser efectuadas através do site www.anje.pt/formacao.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS