Notícias

Novas regras para os estágios

Novas regras para os estágios

A Comissão Europeia propôs esta semana um conjunto de orientações para os estágios profissionais. Para potenciar a qualidade dos estágios e o seu impacto no desenvolvimento dos jovens profissionais, as empresas poderão vir a ser obrigadas a clarificar as condições de trabalho que oferecem, nomeadamente ao nível da remuneração.

05.12.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Outubro foi um mês negro para o desemprego jovem que atingiu máximos históricos na Europa. Segundo dados divulgados pelo Eurostat no mês passado, a taxa de desemprego apurada entre os jovens adultos com menos de 25 anos, alcançou os 24,4%, atingindo cerca de 3,5 milhões de pessoas. Em Portugal a taxa há muito superou os 36%, mas na Europa cenários ainda piores como o grego onde 58% dos jovens estão desempregados ou a vizinha Espanha, onde a percentagem já alcançou os 57,4%. O cenário preocupa a Comissão Europeia (CE) que tem vindo a lançar várias iniciativas de promoção do emprego no espaço europeu, com particular enfoque nos jovens profissionais.

Esta semana os estágios foram o alvo da CE, com Bruxelas a colocar limites às condições oferecidas a quem dá os primeiros passos no mercado de trabalho.
“Os estágios são cruciais para melhorar a empregabilidade dos jovens e garantir uma transição harmoniosa da escola para a vida ativa”, defende Laslo Andor, comissário europeu para o Emprego considerando “inaceitável que alguns estagiários estejam a ser explorados como mão-de-obra barata”. Constatações que levaram a Comissão Europeia a propor um conjunto de orientações para os estágios profissionais. Bruxelas quer melhor formação e melhores confissões de trabalho para os jovens estagiários e quer, também, relações mais transparentes entre os candidatos e os recrutadores, nomeadamente no que toca a salários.

Ao abrigo do “Quadro de Qualidade para os Estágios”, uma iniciativa enquadrada no Pacote de Emprego dos Jovens, as empresas serão obrigadas a anunciar se os estágios que estão a promover são ou não remunerados. Mas este não é o único objetivo da CE com as recomendações propostas esta semana. Segundo a instituição, há vários problemas que afetam a qualidade e até o cumprimento dos objetivos dos estágios profissionais. A CE realizou um longo processo de consulta junto de empresas, sindicatos, organizações de juventude e escolas que permitiu clarificar as principais deficiências dos sistemas de estágios em vigor na Europa. Condições de trabalho inadequadas, longas horas de trabalho, colocação dos estagiários em funções menores e desadequadas à sua área de formação, insuficiência dos conteúdos de aprendizagem e de planos formativos estruturados, cobertura de saúde insatisfatória e até falta de seguros que cubram riscos profissionais ou duração pouco clara dos estágios foram algumas das irregularidades detetadas.

Para inverter esta realidade e levar os estágios profissionais a cumprirem a sua real função de aproximar os jovens da vida ativa, a CE quer clareza nesta matéria em todos os Estados-membros, nomeadamente no que diz respeito à duração dos estágios, plano formativo e remuneração. O documento elaborado por Bruxelas e esta semana proposto prevê, por exemplo, que todos os estágios tenham por base um acordo escrito que deverá abranger questões como: objetivos educativos, duração do estágio, horário de trabalho, indicação clara da remuneração ou de outras compensações, seguros e eventual direito à segurança social. As empresas são obrigadas logo à partida a divulgar, quando anunciam a abertura de vagas para estágio, se os mesmos serão alvo de remuneração.

Com estas medidas de regulação, a CE quer melhorar a qualidade dos estágios, permitindo aos jovens profissionais uma aprendizagem de qualidade e em condições justas e seguras, reais potenciadoras de oportunidades de emprego futuras. Para Laslo Andor, a missão da CE nesta matéria é assegurar que “os Estados-membros garantam que os estagiários recebem formação e experiência adequadas para virem a obter um emprego”.

Combater o desemprego
A regulação das condições de estágio não é a única prioridade da Comissão Europeia em matéria de promoção da empregabilidade. Recentemente, Bruxelas lançou também a segunda edição do The Job Challenge, uma competição que premeia com 30 mil euros as três melhores ideias para combater o desemprego ou melhorar as condições de trabalho.

Depois do sucesso alcançado pela primeira edição da iniciativa que totalizou 605 inscrições, a segunda edição do The Job Challenge tem candidaturas a decorrer até ao próximo dia 11 de dezembro. As candidaturas deverão ser submetidas online através da página oficial do concurso, em http://ec.europa.eu/enterprise/social-innovation-competition. Em janeiro serão divulgadas as 30 melhores ideias que serão, posteriormente, submetidas à análise de um júri internacional. Fatores como a inovação da ideia, o seu potencial de impacto e a sua sustentabilidade estarão na base da decisão final do júri. Os semi-finalistas serão anunciados em março e os finalistas em maio.



OUTRAS NOTÍCIAS
Católica-Lisbon no Top do Financial Times

Católica-Lisbon no Top do Financial Times


A Católica Lisbon School of Business & Economics conquistou esta semana a melhor posição de sempre no ranking das melhores Business Schools da Europa, publicado pelo Financial...

Portugal tem sectores onde há falta de candidatos

Portugal tem sectores onde há falta de candidatos


Um estudo recente realizado pela consultora Hays, em parceria com a Oxford Economics, dava conta de que dezoito das 30 principais economias mundiais registavam algum tipo de escassez de competên...

Os melhores países para trabalhar

Os melhores países para trabalhar


Mas há outros rankings. Uma pesquisa levada a cabo junto dos colaboradores das empresas que integram o Great Place to Work 2013, revela que Copenhaga, Madrid e Lisboa são as três m...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS