Notícias

Norte forma mais

A Universidade Lusíada e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão pretendem qualificar os trabalhadores da região.
10.02.2006


  PARTILHAR



Fernanda Pedro
A ASSOCIAÇÃO Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) e a Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão estabeleceram um protocolo de parceria com o intuito de promover uma colaboração entre o mundo académico e o empresarial. As duas instituições irão desenvolver programas conjuntos no que diz respeito a acções de formação avançada, a investigação, ao desenvolvimento tecnológico e a sua aplicação ao ambiente empresarial.

Miguel Guerreiro, director de serviços da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e representante na comissão paritária deste protocolo, revela que a universidade irá disponibilizar todo o seu «know-how» aos associados da ACIF. «Iremos prestar apoio em termos científicos, tecnológicos, ao nível do corpo docente, dos equipamentos e dos serviços à ACIF, sobretudo em temos de formação», explica o responsável. A universidade, de acordo com as necessidades da ACIF, irá proporcionar cursos de formação tecnológica avançada no âmbito do programa de formação financiado.

Em contrapartida, o protocolo prevê que os alunos da Universidade Lusíada realizem estágios nas empresas associadas da ACIF. Miguel Guerreiro adianta ainda que este projecto pretende dinamizar a relação da universidade com o meio envolvente. De facto, através desta parceria «vamos realizar um diagnóstico estratégico para o comércio local do concelho de Vila Nova de Famalicão. Com este estudo poderão ser detectadas as necessidades das empresas de comércio local», salienta o responsável.

Na realidade, a ACIF está disposta a criar mecanismos de formação para a qualificação dos seus membros. Além do protocolo com a Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, aquela entidade assinou também com as associações do distrito de Braga, a Direcção-Geral de Formação Vocacional e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) um protocolo de cooperação, integrado no Programa Novas Oportunidades, com o objectivo de apoiar a modernização produtiva das empresas, reforçando a qualificação dos trabalhadores do distrito de Braga.

O IEFP e as associações envolvidas comprometeram-se a potenciar e a optimizar as infra-estruturas e os recursos existentes, com vista a melhorar os défices de formação e de empregabilidade das populações da região de Vale do Cávado e Vale do Ave.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS